Imagem de destaque Solenidade de entrega do Prêmio Mérito Ambiental de 2020 e 2021 será nesta quinta-feira

08/12/2021 - 17:33
ASCOM | Texto: Giselle Fagundes | Fotos: Divulgação | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

Será nesta quinta-feira, 9 de dezembro, na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Montes Claros, a entrega do Prêmio Mérito Ambiental Professor Ivo das Chagas, referente aos anos de 2020 e 2021. A escolha dos homenageados foi feita através de indicação e votação dos membros do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (CODEMA), durante a reunião ordinária realizada no mês de outubro.

A premiação, que reconhece as ações socioambientais desenvolvidas pelos diversos segmentos da sociedade e que impactam positivamente no desenvolvimento sustentável do município, foi instituída em 2005 por deliberação normativa do CODEMA.

Em 2008, a honraria passou a ser intitulada Prêmio Mérito Ambiental Ivo das Chagas, em homenagem ao professor emérito da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) que foi um dos mais importantes defensores do cerrado norte mineiro.

A escolha dos agraciados, segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Soter Magno, presidente do CODEMA, além de reconhecer a atuação dos eleitos na valorização e preservação do meio ambiente, é um estímulo para que moradores, empresas e instituições invistam no desenvolvimento de ações que respeitem o meio ambiente e contribuam com a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

O troféu, esculpido pelo artista plástico Gu Ferreira, tem a forma de uma formiga, em referência ao Arraial das Formigas, origem da cidade de Montes Claros.