Imagem de destaque SOCIÓLOGO E AMBIENTALISTA GANHA HOMENAGEM DA CIDADE - Prefeitura inaugura a "Fazenda Menino do Dedo Verde" em homenagem a Paulinho Ribeiro

30/06/2023 - 15:02
ASCOM | Texto: André Senna Fotos: André Senna/SEMMA | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA), prestou homenagem a Paulo Ribeiro, ex-secretário de Meio Ambiente da cidade, com a inauguração do espaço “Fazenda Menino do Dedo Verde", idealizado pelo atual secretário de Meio Ambiente, Soter Magno, e a mãe de Paulo Ribeiro, Dona Jaci Ribeiro. Muito concorrido, o evento de inauguração reuniu representantes de entidades de classe, instituições públicas e privadas, e imprensa.

Paulo Ribeiro, sociólogo, ambientalista e defensor da natureza, entusiasta do desenvolvimento sustentável em Montes Claros, deixou um legado marcante e influenciou uma geração de ambientalistas em todo o Brasil. Agora, sua memória é eternizada em um local que amava, já que foi o idealizador do Espaço Sagarana, que abriga a "Fazenda Menino do Dedo Verde".

Sua filha, Maria Ribeiro, falou em nome de toda a família, e disse acreditar que seu pai está feliz com a criação do espaço: "é uma homenagem mais que justa ao meu pai, que se estivesse vivo, hoje completaria 64 anos. Um dos grandes sonhos dele era que Montes Claros, além de cidade da arte e da cultura, fosse a cidade do verde, e isto é uma realidade nos dias atuais".

Soter Magno, secretário de Meio Ambiente de Montes Claros, falou aos presentes e ao público que assistiu a solenidade pelas redes sociais, afirmando que a "Fazenda" é uma homenagem à pessoa ímpar de Paulinho Ribeiro, um homem além do seu tempo e que sempre se preocupou com a preservação do meio ambiente e com as causas sociais. Ele acrescentou que a inauguração também é uma homenagem ao homem do campo, pela sua resistência e perseverança na região sertaneja.

O vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, afirmou que a homenagem a Paulinho foi um reconhecimento ao esforço de tornar Montes Claros uma cidade verde, cada dia mais justa e sustentável. “Em sua inquietude, sempre defendeu o meio ambiente por onde passou. Para mim sempre será um 'guru', uma referência em preservação da natureza, sustentabilidade e amor ao povo norte-mineiro", concluiu.