Imagem de destaque SAÚDE VERDE - Projeto Farma Verde completa dois anos em Montes Claros

SAÚDE VERDE - Projeto Farma Verde completa dois anos em Montes Claros

30/06/2023 - 15:00
ASCOM | Texto: Rubens Santana Fotos: Fábio Marçal | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros inaugurou, em junho de 2021, o projeto Farma Verde, onde antes funcionava o Centro de Convívio Luizinha Gonçalves, na Vila Atlântida (Grande Santos Reis). O Farma Verde consiste no cultivo, coleta, processamento e armazenamento de plantas medicinais, que são disponibilizadas para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Os produtos são enviados para todas as farmácias das unidades de saúde e policlínicas do Município, onde são repassados à população mediante prescrição e com acompanhamento de profissionais de saúde. A equipe também realiza ações educativas, como visitas guiadas e oficinas sobre cultivo e uso de plantas medicinais

Para a criação do Farma Verde, foi necessário reformar e ampliar o antigo Centro de Convívio, que se encontrava abandonado e ocioso. Além de abrigar o projeto, o prédio agora serve também como Unidade Básica de Saúde (UBS), onde operam duas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), que atendem mais de 1600 famílias da região.

A Farma Verde é coordenada por Eurislene Moreira, farmacêutica, mestre em Cuidado Primário e doutoranda em Ciências da Saúde. “Estamos celebrando dois anos da implantação desse espaço. É uma grande estrutura para oferecer mais qualidade de vida e bem-estar para a população, com esse projeto de cultivo e dispensação de fitoterápicos. Hoje estamos mais estruturados e sempre oferecendo formulações derivadas e reproduzidas a partir de vegetais ou plantas considerados medicinais. Os fitoterápicos passam pelos mesmos controles e estudos clínicos que outros medicamentos tradicionais, o que define sua eficácia e segurança para o uso humano”, decreta.