Imagem de destaque Retorno do Chinelão é homenagem para todos os montes-clarenses

Retorno do Chinelão é homenagem para todos os montes-clarenses

09/11/2018 - 13:42 | atualizado em 12/11/2018 - 14:36
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto e fotos: Pedro Neto

A Prefeitura de Montes Claros irá devolver o Chinelão dos Tropeiros ao trevo do aeroporto “Mário Ribeiro da Silveira”, como forma de resgatar a memória do Município e homenagear os antigos moradores da região. O novo Chinelão está sendo feito nos moldes do projeto original do saudoso artista plástico Konstantin Christoff, com 3 metros de comprimento e 1 de largura. Em fase de acabamento, retornará ao seu local de origem em breve.

Para Felipe Gabrich, um dos mais conceituados jornalistas da região (foi editor da sucursal do Estado de Minas, Diário de Montes Claros, Jornal de Notícias e diretor do “Independente”), a reconstrução do Chinelão não é somente uma homenagem aos tropeiros ou um resgate da memória de Montes Claros, “mas sim uma homenagem a toda a população, dando oportunidade para que os jovens nascidos a partir da década de 1980 conheçam melhor a nossa história”.

“Sem dúvida, a passagem dos tropeiros por Montes Claros contribuiu para o crescimento vertiginoso do município, gerando empregos, riquezas e levando o nome da cidade e do Norte para os grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio Grande do Sul”, disse Gabrich, lembrando que a cidade está estrategicamente localizada na ligação entre o norte e o sul do país. O jornalista finalizou sugerindo que a Prefeitura coloque uma placa no local, contando parte da história do Chinelão.