Imagem de destaque Reconstrução do Chinelão dos Tropeiros celebra a história de Montes Claros

Reconstrução do Chinelão dos Tropeiros celebra a história de Montes Claros

06/11/2018 - 16:32 | atualizado em 06/11/2018 - 16:28
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto e Fotos: Pedro Neto

A reconstrução do Chinelão dos Tropeiros, que está sendo efetuada pela Prefeitura de Montes Claros, vem sendo elogiada  por representantes de diversos setores da sociedade, que veem a decisão como uma forma de resgatar a memória do Município e homenagear os antigos moradores da região. O novo Chinelão está sendo feito nos moldes do projeto original do saudoso artista plástico Konstantin Christoff.

O administrador de empresas e ex-presidente  do Automóvel Clube, Reinine Canela, destacou a importância do monumento para a história  de Montes Claros e até mesmo do Norte de Minas. Lembra que a ideia pioneira de homenagear os tropeiros surgiu em 1969, através do Lions Club Tropeiros. “Uma comissão  procurou o artista plástico Konstantin Christoff para a criação do símbolo. Depois  que o chinelão foi desenhado, em abril do mesmo ano, o saudoso historiador Hermes de Paula deu a ideia de construção  do monumento, que foi feito de imediato e instalado no trevo do aeroporto”, recordou, elogiando a Prefeitura pela decisão de resgatar a memória da cidade, principalmente com o símbolo que representa uma homenagem às famílias  da região, que em sua maioria têm tropeiros entre seus ancestrais.

O empresário e ex-diretor do extinto Jornal do Norte, Américo Martins Filho, também acredita que a Prefeitura está no caminho certo ao valorizar nossas tradições. Frisou que todas as medidas, ações e obras que resgatam a  memória da cidade  e valorizam nossos antepassados são válidas. “A decisão de reconstruir o Chinelão e devolvê-lo ao trevo do aeroporto é louvável e merece elogios”, afirmou o empresário, que também está empenhado e é parceiro da Administração na construção e posterior manutenção da Praça dos Tropeiros, na região do Guarujá.

Outra importante personalidade que elogiou a decisão e até visitou o galpão onde está sendo reconstruído o Chinelão é o empresário Jamil Curi. Na oportunidade, destacou a importância do monumento para a história de Montes Claros, e fez questão de destacar o dinamismo da equipe da Secretaria de Meio Ambiente. “Tenho certeza de que a devolução do Chinelão dos Tropeiros ao Trevo do Aeroporto  será bastante aplaudida pela população, não só de Montes Claros mas também do Norte de Minas”, finalizou.