O promotor de Justiça, Dr. Paulo César Vicente de Lima, da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais do Ministério Público de Minas Gerais, visitou as instalações da Usina de Beneficiamento de Vidros que está pronta para entrar em operação em Montes Claros. A usina faz parte do projeto “Recicla aos Montes”, executado pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SSU) e em parceria com as associações de catadores de materiais recicláveis.
Durante a visita, o promotor destacou que “a metodologia implementada em Montes Claros hoje é referência para Minas Gerais inteira e já foi levada para 84 municípios, com a expectativa de ser implementada em todos os municípios mineiros. Quero parabenizar a Prefeitura pelo esforço e agradecer pela oportunidade de conhecer essa unidade super importante, que é a Usina de Beneficiamento de Vidros”.
O promotor ressaltou a importância do envolvimento da sociedade para a efetividade do projeto. “Aqui nós temos o Setor Público e o Terceiro Setor, participando com as Associações de Catadores, e a gente espera que, com a inauguração da Usina, as empresas, que são o Segundo Setor, adiram ao projeto e possam contribuir, destinando seus resíduos de vidro”.
“A gente pede à população para que faça sua coleta seletiva e leve-a até os galpões para ajudar essas pessoas, que são agentes ambientais e estão fazendo um trabalho brilhante aqui em Montes Claros. Ressaltando o mantra dos catadores, ‘Coleta Seletiva Sem Catador É Lixo’, conclamo a todos para fazerem a coleta seletiva e gerar dignidade para essas pessoas, contribuindo para um ambiente mais sustentável”, finalizou o promotor.
O vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos de Montes Claros, Guilherme Guimarães, que recebeu o promotor durante a visita, explicou que, com o início da operação da Usina, Montes Claros vai dar mais um grande salto de sustentabilidade. “É uma honra apresentar esse empreendimento ao Dr. Paulo César que, através do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, tem sido um grande parceiro da Prefeitura de Montes Claros nesse projeto. A aquisição do maquinário e dos equipamentos necessários para a operação da usina foi realizada através de parceria com o Ministério Público, que viabilizou os recursos, e é uma iniciativa que vai melhorar muito a vida da população, e de forma especial para os catadores envolvidos no Recicla aos Montes”, destacou.
A usina
Instalada no Canteiro de Obras da Prefeitura no bairro Renascença, chamado de “Fábrica de Cidade”, ao entrar em operação a Usina de Beneficiamento de Vidros vai transformar garrafas descartadas em material de construção civil, como blocos de vedação e artefatos de concreto de forma geral, que serão utilizados nas obras do próprio Município.
Serão utilizados resíduos vítreos fornecidos pelas cinco associações de catadores de materiais recicláveis apoiadas pelo projeto Recicla aos Montes. Os resíduos serão oriundos de estabelecimentos privados, como supermercados e distribuidoras de bebidas, que firmarem contrato com as associações de catadores, com projeção futura de ampliação para atender outros geradores.
Os empreendimentos geradores deverão disponibilizar nos seus estabelecimentos Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) para a destinação adequada dos vidros ou garrafas não retornáveis, conforme expressa a Lei Municipal nº 5.177/2019. Após o acondicionamento dos vidros nos PEV’s, os estabelecimentos serão orientados a encaminhá-los para a Usina de Reciclagem. Inicialmente, está previsto o recebimento de 100 caçambas de vidro/mês.
Visita
Além da Usina de Beneficiamento de Vidros, o promotor de Justiça, acompanhado pela equipe da SSU, também visitou os galpões das cinco associações de catadores de materiais recicláveis apoiadas pelo projeto Recicla aos Montes.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025