Imagem de destaque RECICLA AOS MONTES - Com apoio da Prefeitura, associação de catadores do Guarujá realiza sua 1ª Jornada Ecológica

RECICLA AOS MONTES - Com apoio da Prefeitura, associação de catadores do Guarujá realiza sua 1ª Jornada Ecológica

20/08/2021 - 11:31
ASCOM | Texto: Luis Carlos Gusmão | Fotos: Fábio Marçal | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

Com o apoio da Prefeitura de Montes Claros, a Associação de Catadores do bairro Guarujá realizou nesta quinta-feira, 19,  sua 1ª Jornada Ecológica, com uma caminhada na orla da Lagoa do Interlagos para conscientizar a população sobre a importância da reciclagem para o meio ambiente. A atividade, de cunho social e ambiental, também teve distribuição de kits de limpeza e de mudas frutíferas, além
de palestra e oficina, para orientar os catadores de material reciclável sobre seus direitos.

A programação se iniciou às 7 horas, com café da manhã servido no galpão de reciclagem da Associação. Em seguida, na orla da Lagoa, foi feita uma caminhada ecológica com a participação dos catadores, convidados e comunidade local. Às 12 horas foi servido o almoço e, às 14 horas, foi realizada uma palestra sobre a importância dos 3 R's: Reciclar; Reutilizar e Reduzir. Logo depois, foi promovida uma oficina de sabão sustentável. O evento foi encerrado com a distribuição de mudas frutíferas, doadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Montes Claros.

Para a presidente da Associação de Catadores e coordenadora do projeto "Coleta Seletiva Porta a  Porta", Denise Aguiar, a 1ª Jornada Ecológica foi um sucesso. “Com apoio da Prefeitura de Montes Claros, do Ministério Público Estadual, da Cáritas Arquidiocesana de Montes Claros e da Legião de Assistência Recuperadora–LAR, além de outros parceiros, encerramos nossa atividade de cunho social e ambiental com êxito, mostrando para a comunidade a importância da reciclagem e orientando os nossos catadores sobre seus direitos”, comemorou.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Soter Magno, a Prefeitura de Montes Claros, com o intuito de promover a preservação e conservação do meio ambiente, vem sempre lançando editais para o financiamento de projetos semelhantes, com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente (FAMMA). “O Prefeito Humberto Souto, que está sempre sensível com as questões sociais e ambientais, constantemente autoriza a abertura de editais para fomentar projetos de educação ambiental e desenvolvimento sustentável, para melhoria da qualidade de vida da população de Montes Claros. É o caso desta associação de catadores do Guarujá, que já foi contemplada com vários editais”, informou Magno, acrescentando que, no próximo mês de setembro, um novo edital será aberto com recursos do Fundo.

“A implantação da coleta seletiva no município vem promovendo o desenvolvimento humano e a organização e fortalecimento dos catadores de material reciclável, enquanto agentes prestadores de serviços de coleta”, disse o vice-prefeito e secretário municipal de Serviços Urbanos, Guilherme Guimarães.

RECICLA AOS MONTES

O projeto “Recicla aos Montes”, iniciativa da Prefeitura de Montes Claros, Ministério Público de Minas Gerais e parceiros da sociedade civil organizada, continua proporcionando renda para catadores de material reciclável e reduzindo a quantidade de resíduos sólidos encaminhados ao aterro sanitário.

Depois da implantação do projeto, a quantidade de lixo destinada ao aterro foi reduzida drasticamente. A Secretaria de Serviços Urbanos recolhe sete mil toneladas por mês de lixo das residências, sendo que, desse total, ao menos duas mil toneladas podem ser recicladas. Atualmente, cerca de cinco por cento desse montante já está sendo recolhido de forma correta, em 40 condomínios que aderiram ao projeto.