"Sagarana" é um neologismo, ou seja, uma palavra nova, criada a partir de outras. O termo foi cunhado pelo escritor mineiro Guimarães Rosa para nomear um livro de contos lançado em 1946, seu primeiro trabalho publicado. O nome vem da mistura de "saga" (termo de origem germânica para definir as narrativas históricas, épicas, cantos heróicos) e “rana” (de origem indígena, mais precisamente tupi, significa "semelhante a, à maneira de"). Ou seja, Sagarana significa "parecido com uma saga".
E essa mistura contida no nome "Sagarana" pode ser, de certa forma, verificada no Espaço Sagarana, área verde localizada no bairro Ibituruna e que se tornou, em pouco tempo, um dos locais mais frequentados pelos montes-clarenses que procuram lazer, contato com a natureza e mais qualidade de vida. O espaço ganhou diversos atrativos que contribuem para a experiência de crianças, jovens, adultos e idosos.
Os atrativos incorporados ao Sagarana refletem elementos da tradição de Montes Claros e também da modernidade. Dentre eles, o "carroção de boi", a "Fazenda Menino do Dedo Verde" (em homenagem ao saudoso Paulo Ribeiro, falecido em 2021), a "Ponte Felipe Gabrich" (homenagem a um dos mais famosos jornalistas de Montes Claros, também já falecido), bancos e mesas rústicas.
Esta semana, o Sagarana ganhou mais um adereço: um belo cavalo feito de sucatas de correntes de bicicleta, obra de autoria do artista Gu Ferreira. No local também podem ser contempladas obras dos artistas plásticos Roberto Marques e Felicidade Tupinambá.
A criançada pode se esbaldar no playground de madeira. O local fica quase sempre lotado, principalmente nos períodos de férias escolares, e é utilizado, ainda, por instituições de ensino infantil, para lazer e descontração da meninada.
O Sagarana possui pista de caminhada de 1300 metros. A vegetação é rica em plantas nativas da região. O parque tem 35 mil metros quadrados e serve, ainda, para confraternizações familiares, ações artístico-culturais e piqueniques.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Soter Magno, lembra que o local é muito belo e agradável. "É importante para promover o contato da população com a Natureza, incentivando a preservação ambiental e melhorando a saúde física e mental de todos", destaca.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025