Imagem de destaque Projeto “Jardins para Borboletas” - Prefeitura homenageia Tonha da Santa Casa

Projeto “Jardins para Borboletas” - Prefeitura homenageia Tonha da Santa Casa

28/11/2018 - 14:39
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto e Fotos: Rubens Santana

A Prefeitura de Montes Claros, em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE), realizou, na noite de quinta-feira, 22, mais uma inauguração do projeto “Jardins para Borboletas”. O objetivo é homenagear mulheres ativas na sociedade montes-clarense, com trajetórias de vida marcadas pelo envolvimento em questões sociais, culturais, ambientais e educacionais. Outro objetivo é proporcionar à cidade espaços agradáveis, com a instalação de jardins e esculturas de borboletas em diversos pontos.

Antônia Colares, a "Tonha da Santa Casa", foi a segunda mulher a receber a homenagem. No dia 23 de agosto deste ano, a promotora Ana Eloísa Marcondes da Silveira foi a primeira a mulher a ser homenageada.

“O meio ambiente de Montes Claros está tendo um amparo de fundamental importância. Criamos e revitalizamos praças e parques, inclusive com pistas de caminhada, e embelezamos a cidade com obras de arte, dando uma melhor qualidade de vida para a população. E o Ministério Público vem sendo um importante parceiro do projeto ‘Para Além das Prisões’, com a ressocialização de pessoas privadas de liberdade em Montes Claros”, disse o prefeito Humberto Souto.

Segundo o promotor Paulo César Vicente de Lima, a parceria da Prefeitura com o MPE tem resultado em grandes conquistas, já que, além da melhoria de ambientes e da construção de novas praças, o projeto "Para Além das Prisões" proporciona a ressocialização de detentos. “Estamos evoluindo e podemos recolocar muitos reeducandos no mercado de trabalho. Ainda enfrentamos muito preconceitos, mas a Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Defesa Social fazem um amplo trabalho com esses reeducandos. E os empresários podem contribuir. A prova de que eles estão preparados para o mercado é esse trabalho que eles vêm fazendo na construção e reformas de praças no município de Montes Claros”, observou.

Paulo Ribeiro, secretário municipal de Meio Ambiente, destacou que as parcerias com o MPE e diversas empresas têm possibilitado melhorias importantes para as praças da cidade. “Todas essas parcerias estão resultando em melhor qualidade de vida para a população. É preciso destacar que o meio ambiente é vida. E, com espaços reformados e construções de jardins, vamos recolocando nossa cidade com um clima mais agradável. E essa homenagem vem ao encontro de reeducar pessoas privadas de liberdade e destacar o nome de diversas mulheres”, afirmou.

Homenagens - Além da promotora Ana Eloísa Marcondes da Silveira e da enfermeira Tonha da Santa Casa, outras 11 mulheres foram escolhidas pela comissão de parceiros que coordena o projeto: Yvvone Silveira, Marina Lorenzo Fernandez, Josefina Mendonça, Irmã Veerle, Heloísa Sarmento, Dona Tirburtina, Zezé Colares, Dona Custodinha, Yara Tupynam, Dona Jaci Ribeiro e Dra. Príscila.

Critérios - Os critérios utilizados para a escolha das mulheres homenageadas: 1) Ter ou ter tido uma trajetória de vida de envolvimento com questões sociais, culturais, ambientais, educacionais, etc.; 2) Realizar ou ter realizado ações que tiveram impacto positivo no Município de Montes Claros; 3) Não ter ou não ter tido vínculo com partido político; 4) Ser ou ter sido proativa, democrática, transparente, inspiradora, motivadora e inovadora.

Espaço - Também já foram mapeados nove espaços que apresentam melhor visibilidade no cenário urbano montes-clarense para a instalação dos jardins: 1) Rotatória do bairro Ibituruna; 2) Rotatória do bairro Sion; 3) Rotatória da Real; 4) Rotatória da Cowan; 5) Trevo da Coca-Cola; 6) Anel da saída para Belo Horizonte – Posto Abrantes; 7) Passarela do SESC, na Av. Sanitária; 8) Praça do bairro Todos os Santos; e 9) Canteiro da Prefeitura Municipal.

Quem é Tonha da Santa Casa?

Antônia Colares, a popular Tonha da Santa Casa, nasceu em Grão Mogol, em 15 de março de 1935, onde viveu até os 11 anos. Quarta filha de uma família de 10 filhos, de seu Antônio Colares e Dona Maria Alves da Paixão, ao chegar em Montes Claros trabalhou como babá, época em que já se podia constatar seu carinho pelas crianças. Em 1º de setembro de 1960 Tonha foi admitida na Santa Casa como auxiliar de enfermaria, e fazia de tudo um pouco: ajudava na Sala de Parto, cuidava de Padre Quirino, entre outros afazeres. Tonha morou na Santa Casa por muitos anos. Sua chegada definitiva à Maternidade confirmou sua missão de levar carinho e atenção às mães mais carentes. Ao longo da vida, recebeu da comunidade montes-clarense diversas homenagens pelos serviços prestados durante anos de profissão. Em 1999, a Santa Casa reconheceu a valiosa contribuição de Tonha, concedendo-lhe o Diploma Irmã Beata. Recebeu, em 2010, a medalha “Ivan José Lopes”, em retribuição pelos 52 anos de serviços prestados à saúde da população montes-clarense.