A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA), recompensa a preservação ambiental em toda a área do Município, com a concessão do ECOCRÉDITO. Para cada hectare preservado, a Prefeitura paga o valor de 5 UREFs (Unidades de Referência Fiscal Municipal), ou R$ 277, atualmente. O valor pode ser utilizado para o pagamento de tributos municipais ou para a compra em estabelecimentos comerciais credenciados.
O senhor Divino Fonseca é um dos proprietários de terras na zona rural que aderiu ao programa, e hoje preserva 20 dos seus 92 hectares, com nascente e mata, na comunidade de Camarinhas. Para ele, o incentivo é muito importante, por estimular a preservação ambiental. “Todos nós precisamos da água e das matas preservadas para nossa sobrevivência”, disse.
Jucélio Souza, analista ambiental da SEMMA, que esteve na área de preservação de Divino Fonseca, ressaltou que toda pessoa que se interessar pelo programa pode preencher o formulário de requerimento e apresentar a documentação exigida. Após vistoria e o parecer técnico e jurídico da SEMMA, o processo é apresentado ao Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (CODEMA), para deliberação dos conselheiros sobre a aprovação ou não da nova área de ECOCRÉDITO. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (38) 2211-3337.
Para o secretário de Meio Ambiente de Montes Claros, Soter Magno, o ECOCRÉDITO é um programa de grande importância para a preservação ambiental em Montes Claros. “Precisamos proteger cada vez mais nossas matas e nascentes, para o bem de todos e preservação do meio ambiente”, afirmou.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025