Imagem de destaque PRESERVAÇÃO NA CIDADE E NO CAMPO - Prefeitura participa de reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural

01/02/2023 - 12:58
ASCOM | Texto e Fotos: André Senna | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA) da Prefeitura de Montes Claros participou da reunião ordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) nessa quarta-feira, 1 de fevereiro, na Casa da Cidadania.

Jucélio Souza, analista ambiental da SEMMA, apresentou para os representantes das comunidades rurais o ECOCRÉDITO, programa municipal de incentivo à preservação ambiental e de nascentes. Ele ressaltou que todos que se interessarem pelo programa podem procurar a Secretaria, preencher um formulário de requerimento e apresentar a documentação exigida. Após vistoria e parecer técnico e jurídico da SEMMA, o processo é apresentado ao Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (CODEMA) para deliberação dos conselheiros sobre a aprovação ou não da nova área.

A diretora de Meio Ambiente da Prefeitura, Mônica Durães, apresentou esclarecimentos quanto aos chamamentos públicos da SEMMA, seus protocolos, prazos, lisura, transparência e legalidade.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Soter Magno, que também participou da reunião, disse que a Prefeitura está à disposição das comunidades rurais para todo e qualquer tipo de orientação e prestação de serviços. O secretário citou as doações de mudas para a comunidade e para os beneficiários do ECOCRÉDITO. De acordo com ele, em 2022, foram  doadas cerca de 10 mil mudas para diversos projetos. Disse ainda que, no mesmo período, a SEMMA plantou aproximadamente 5.000 mudas de árvores nativas, frutíferas e/ou ornamentais em toda cidade, e que o Viveiro Municipal produziu em torno de 50 mil mudas.

O secretário e a equipe técnica da SEMMA responderam a todos os questionamentos dos representantes, com o intuito de esclarecer e disponibilizar todos os serviços da Secretaria.