Imagem de destaque Prefeitura prepara extensa programação para  comemorar o Mês da Árvore

Prefeitura prepara extensa programação para comemorar o Mês da Árvore

31/08/2021 - 17:35
ASCOM | Texto e fotos: Pedro Neto | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros vai desenvolver uma extensa programação a partir desta quarta-feira, 1º de setembro, em comemoração ao Mês da Árvore. As ações serão executadas até o dia 30 de setembro, com campanhas, blitzen educativas, palestras, lives, cursos de educação ambiental e diversos outros eventos, em parceria com entidades e instituições.

Nesta quarta-feira, a partir das 11 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, haverá o lançamento oficial da programação, que inclui a "Campanha Institucional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais" e a "Campanha Semear". Na oportunidade, haverá a posse suplementar dos novos integrantes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema).

No dia 8 de setembro, aniversário do Parque Municipal da Sapucaia, será divulgado o cronograma de revitalização do logradouro. Também será lançada a Exposição Digital  de Fotos nas mídias da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A mostra trará registros históricos diversos.

No dia 11 de setembro, Dia Nacional do Cerrado, será realizada a segunda blitz da Campanha Institucional de Prevenção a Incêndios Florestais, em Nova Esperança e na Serra da Sapucaia, com distribuição de folders, mudas e sementes, para conscientizar a população sobre a necessidade de prevenir queimadas.

No dia 16 de setembro, Dia Mundial de Prevenção  aos Desastres Naturais, haverá palestras em diversas instituições de ensino.

No dia 18, Dia Mundial da Limpeza, será realizada uma live sobre o projeto "Recicla aos Montes", das 8 às 11 horas, em parceria com a Associação dos Biólogos (ABIO-NM) e associações de catadores de recicláveis.

No dia 19, Dia Mundial da Limpeza das Águas, haverá caminhada ecológica às margens do Rio Pai João, com coleta de resíduos e apoio da equipe de servidores que atua nas praças e jardins, além de parceiros da Prefeitura.

No dia 21, Dia Nacional da Árvore, às 9 horas, será realizada uma live sobre "Áreas Verdes e Arborização Urbana", em parceria com o curso de Geociências da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Haverá, ainda,  plantio de mudas de pau-brasil  na sede da Nova Prefeitura de Montes Claros, na avenida Magalhães Pinto.

Do dia 27 ao dia 30 será ministrado um curso de educação ambiental nas associações de catadores de recicláveis. A duração será de quatro horas, com duas horas teóricas e duas horas de oficinas sobre produção de mudas. Será beneficiada uma associação por dia.

O secretário municipal de Meio de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Soter Magno, frisou que a Prefeitura não está medindo esforços para concretizar a programação, assim como os projetos e programas de conscientização da população, preservação e revitalização do Meio Ambiente, como forma de contribuir para a sustentabilidade e empoderar a população através de ações coletivas.