Imagem de destaque Prefeitura planeja recuperação do rio Riachão

Prefeitura planeja recuperação do rio Riachão

29/11/2021 - 16:32
ASCOM | Texto: Daniel Moraes | Fotos: Divulgação | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros, em parceria com a Prefeitura de Coração de Jesus, realizou neste sábado, 27 de novembro, uma reunião com a população ribeirinha do Rio Riachão, para discutir estratégias que irão garantir a preservação do importante curso de água, fundamental para a sobrevivência de diversas comunidades. O encontro foi realizado na Comunidade Rural de Brejinho, e teve a presença de técnicos da SEMMA (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros), da Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) e do promotor de Justiça do Ministério Público Estadual, Paulo César Vicente de Lima, além da expressiva participação da comunidade local.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Montes Claros, Soter Magno, está sendo elaborado um projeto de recuperação do Rio Riachão que deverá ter a participação de mais de um município atravessado pelo rio, além de parceiros da iniciativa privada. "Inicialmente irá começar pelo Alto Riachão, ou seja, pela nascente e pelos rios que colaboram para ele existir (afluentes), através de plantio nas margens e cercamentos", destacou.

RIO RIACHÃO - A sub-bacia do rio Riachão possui uma área total de 1.130 km² e pertence à bacia do rio Pacuí, que é afluente do rio São Francisco pela margem direita. Nasce na lagoa Tiririca, no município de Montes Claros, e se estende pelos municípios de Mirabela, Coração de Jesus e Brasília de Minas, percorrendo um trecho de 96 quilômetros. Desde a década de 1980, o volume do rio já diminuiu mais de 10 vezes.