Imagem de destaque Prefeitura incentiva apicultores de Montes Claros

Prefeitura incentiva apicultores de Montes Claros

11/04/2022 - 15:05
ASCOM | Texto: Pedro Neto | Fotos: Pedro Neto e Divulgação

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) estão desenvolvendo atividades de melhoramento genético de abelhas, com produção itinerante de novas rainhas no Norte de Minas. Seis cidades estão serão beneficiadas nesta primeira etapa: Montes Claros, Cônego Marinho, Januária, São João da Ponte, Lontra e Bocaiúva.

Na manhã dessa segunda-feira, 11, apicultores e lideranças de Montes Claros participaram do lançamento do projeto, no auditório do Sindicato Rural. Houve apresentação das atividades a serem desenvolvidas, sendo que à tarde foi feita visita à Casa do Mel, no distrito de Nova Esperança. Técnicos ensinaram o processo de fecundação de novas rainhas, o que vai ampliar a produção dos apicultores que adotarem a inovação em suas respectivas colmeias. Foram doadas novas abelhas rainhas a mais de 30 apicultores.

A Prefeitura de Montes Claros foi representada pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Soter Magno. que defendeu maior incentivo à apicultura, na cidade e região, para ampliação da produção e geração de mais empregos e renda. “No terceiro chamamento público do CODEMA (Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente) foi incluído o eixo temático da Apicultura, com duas associações beneficiadas. No próximo, esperamos pelo menos cinco projetos”, afirmou o secretário, otimista quanto ao desenvolvimento da produção de mel e seus derivados, em Montes Claros e Norte de Minas.