Imagem de destaque Prefeitura fomenta projetos ambientais a fim de garantir renda e cidadania para a população

Prefeitura fomenta projetos ambientais a fim de garantir renda e cidadania para a população

22/07/2020 - 11:31
ASCOM | Texto: Luis Carlos Gusmão | Fotos: Fábio Marçal

A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, vai liberar recursos para projetos ambientais que envolvam horticultura comunitária urbana, cercamento de nascentes, sistemas de captação de água de chuva, barraginhas, métodos de contenção de processos erosivos, barramento de cursos hídricos ou proteção animal. Cada um dos sete eixos temáticos irá selecionar um número distinto de propostas, com um valor diferente para investir em cada projeto.

“Os recursos são provenientes do Fundo Municipal do Meio Ambiente (FAMMA), que é administrado pelo Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (CODEMA), e chegam a R$ 800 mil, de acordo com o edital nº 01/2020, que tem como objetivo promover a preservação e a conservação do meio ambiente, a educação ambiental, o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população de Montes Claros”, informou o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro.

As inscrições se encerraram na última sexta-feira, 17, e a comissão do Codema recebeu 87 inscrições, sendo seis projetos de hortas urbanas; dois cercamentos de nascentes; nove sistemas de captação de água de chuva; 55 barraginhas; três métodos de contenção de processos erosivos; três barramentos em leito; um projeto de proteção animal e oito sem especificação do eixo. De acordo com o edital do processo, uma comissão irá analisar as propostas e, no dia 4 de agosto, será realizada a divulgação do resultado preliminar da seleção. No dia 25 de agosto será divulgado o resultado definitivo e será feita a homologação do processo.