Imagem de destaque Prefeitura e Projeto Rondon vão movimentar o Parque Municipal neste sábado, 23

Prefeitura e Projeto Rondon vão movimentar o Parque Municipal neste sábado, 23

22/07/2022 - 15:52
ASCOM | Texto: Pedro Neto | Fotos: Fábio Marçal e Pedro Neto | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

Coordenadores do Rondon Minas e universitários participantes do projeto vão desenvolver uma série de atividades de educação ambiental neste sábado, 23, a partir das 9 horas, nas dependências do Parque Municipal Milton Prates, no bairro Major Prates. As ações contarão com o apoio da Prefeitura de Montes Claros, através do Programa Recicla aos Montes, bem como do Ministério Público de Minas Gerais, via Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (CIMOS).

Haverá jogos e brincadeiras, cantigas de roda e ações educativas sobre coleta seletiva. A previsão é de que as atividades se estendam até o meio-dia, atraindo a atenção dos frequentadores do parque.

Os integrantes do Projeto Rondon estão em Montes Claros a fim de dinamizar o Programa Recicla aos Montes, em uma parceria com a Prefeitura e o Ministério Público (MP), para alinhamento com o Fórum Lixo e Cidadania. Os extensionistas já se reuniram com o vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Guilherme Guimarães, e com o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Soter Magno. Eles também conheceram os cinco galpões de reciclagem que existem na cidade.

RECICLA AOS MONTES -  O Projeto Recicla aos Montes foi criado pela Prefeitura com o objetivo de implantar a coleta seletiva de materiais recicláveis no Município, com o intuito de reduzir o quantitativo de resíduos dispostos no aterro sanitário, buscando uma prática mais sustentável na gestão dos resíduos sólidos domiciliares.

PROJETO RONDON - O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. O Projeto é realizado em parceria com diversos Ministérios e tem o apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Conta, ainda, com a colaboração dos Governos Estaduais, das Prefeituras Municipais e de empresas socialmente responsáveis.