Imagem de destaque Prefeitura constrói e recupera barraginhas

Prefeitura constrói e recupera barraginhas

06/11/2018 - 16:24
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Luís Carlos Gusmão | Fotos: Jucélio Izidoro

Uma parceria entre a Prefeitura de Montes Claros e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater/MG) vem sendo responsável pelo desassoreamento do rio São Lamberto e pela preservação das estradas rurais nas comunidades de Abóboras, Olhos D’água e Santa Maria, através da construção de 55 e a limpeza de 210 bacias de captação de água, as barraginhas, como são popularmente conhecidas.

As barraginhas são pequenas bacias escavadas no solo em formato de prato ou meia lua, com diâmetro médio de 16 metros e profundidade média de 1,8 metro. O desmatamento e a conversão de áreas em lavouras e pastagens sem a utilização de tecnologias adequadas resultam em compactação do solo, provocando redução da sua capacidade de infiltração. É para interromper esse processo de degradação e recuperar as áreas atingidas que as barraginhas são importantes, já que elas captam a água das enxurradas, controlam a erosão e abastecem os lençóis freáticos.

Segundo o analista ambiental da Prefeitura de Montes Claros, Jucélio Izidoro de Souza, a região do Pacuí será a próxima a ser beneficiada.