Estamos em uma época do ano em que todo cuidado é pouco para evitar os incêndios florestais. Durante o último feriado prolongado, a Prefeitura de Montes Claros, por meio da Gerência de Preservação e Conservação Ambiental, participou do combate ativo ao incêndio que aconteceu às margens da MGC-135, nas proximidades da comunidade de Riachão, na zona rural da cidade.
O combate ao fogo foi intenso por parte do Corpo de Bombeiros Militar de Montes Claros e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA): dois caminhões-pipa foram deslocados para o local a fim de debelar o incêndio, que atingiu a vegetação nas duas margens da via, se espalhando por propriedades rurais em ambos os lados. As propriedades da região ficaram sem luz, pois toda a fiação da CEMIG foi queimada, assim como cercas e pastos das propriedades.
A parte crítica aconteceu quando o fogo atingiu a vegetação conhecida como "tiririca", que fica na bacia hidrográfica do Riachão. Embora seja uma superfície bastante úmida, as folhas secas serviram de combustível para o fogo.
Para Tiago Cunha, proprietário de uma das áreas atingidas, é preciso que todos evitem as queimadas para que não aconteçam incêndios como este, que deu muito prejuízo para a produção, bem como para o meio ambiente.
O secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Montes Claros, Soter Magno, que esteve no local, esclareceu que, embora o incêndio tenha sido controlado, os impactos ambientais são irreversíveis. Ele acrescentou que todo ano, neste período de seca e baixa umidade, o local fica vulnerável aos incêndios: "é um prejuízo enorme para o meio ambiente, várias espécies morreram no fogo, inclusive com ovos nos ninhos, devido ao período de reprodução". Ele ainda lembrou que muita gente depende das águas do Riachão para sua sobrevivência e para a produção da agricultura familiar, e por isso é fundamental que todos se envolvam para evitar as queimadas.
Em caso de incêndio, ligue 193 (Corpo de Bombeiros).
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025