Imagem de destaque Prefeitura alerta para o perigo do descarte inadequado de máscaras

Prefeitura alerta para o perigo do descarte inadequado de máscaras

23/08/2021 - 16:19
ASCOM | Texto: Luis Carlos Gusmão | Fotos: Reprodução/Instagram | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros está alertando a população sobre a importância do descarte correto de máscaras faciais usadas por causa da pandemia do coronavírus, já que elas podem oferecer riscos sanitários e ambientais. “A máscara jogada nas vias públicas de forma irregular, além de comprometer a saúde da população, coloca em risco a vida dos profissionais da limpeza pública, que serão obrigados a retirá-la de circulação. Por não ser reciclável, a máscara jamais deverá ser colocada junto ao lixo que poderá ser manipulado pelos catadores de materiais recicláveis”, alerta o vice-prefeito e secretário municipal de Serviços Urbanos, Guilherme Guimarães.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Dulce Pimenta, as máscaras devem ser descartadas junto com os papéis sanitários. “O descarte em lixeiras de banheiros representa maior segurança, sendo a medida recomendada para minimizar o risco de contaminação; além da facilidade de higienização das mãos, antes e após a troca de máscaras”, explica.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Soter Magno, o descarte irregular das máscaras coloca em risco não apenas a saúde da população, mas também o meio ambiente. “A estimativa é que uma máscara, para se decompor na natureza, leve de 400 a 450 anos. Além disso, muitas têm sido encontradas nas praças, parques, etc, presas em animais e até nos seus estômagos, mostrando que o descarte inadequado é um problema que precisa ser solucionado. E o melhor caminho é a consciencialização de todos”, justifica Magno.