Na manhã dessa segunda-feira, 6, um caso grave e inusitado de possível envenenamento de animais no bairro Morada da Serra foi denunciado à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA) da Prefeitura de Montes Claros. Um produto semelhante à canjiquinha, possivelmente envenenado, foi derramado por um longo trecho, o que pode ter causado a morte de pássaros silvestres e, por consequência, animais como gatos, que se alimentaram das aves já mortas.
Na esfera penal, o crime de maus tratos aos animais é previsto no artigo 32 da lei nº 9.605, com alteração da lei nº 14.064/2020, prevendo pena de reclusão de 2 a 5 anos e multa. Como ocorreram mortes, a pena pode ser aumentada em até ⅓.
A denúncia foi feita pela moradora Maria Alice, residente à rua Engenheiro Eugênio Benjamin Silva, e foi verificada in loco pela secretário de Meio Ambiente de Montes Claros, Soter Magno. Integrantes da Polícia Florestal de Minas Gerais e um perito criminal da Polícia Civil estiveram no local para início das investigações e coleta de amostras do material e das aves. As câmeras de segurança da área serão solicitadas para identificar quem despejou o produto que pode ter causado o crime ambiental.
A Prefeitura disponibilizou um caminhão-pipa para lavar a rua e retirar os resíduos. “Se comprovada a denúncia, trata-se de um crime ambiental e vamos concentrar esforços para ajudar a identificar e punir os responsáveis", afirmou o secretário.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025