Servidores da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Montes Claros solicitaram uma guarnição do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros na manhã desta quinta-feira, dia 2, para fazer a captura de um mocó que foi encontrado ferido no interior do Parque Municipal da Sapucaia. O animal foi socorrido durante uma ação de revitalização que está sendo realizada pela Prefeitura no logradouro e encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), localizado no bairro Edgar Pereira, na sede local do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). A suspeita é de que o mocó tenha sido atacado por outro animal.
Foi utilizada uma rede específica para a captura e o animal passará por tratamento veterinário e será alimentado, para em seguida ser devolvido à Natureza. A guarnição era comandada pelo Sargento Dias, que lembrou que solicitações como esta são feitas constantemente pela população, envolvendo animais de várias espécies.
A Serra do Parque da Sapucaia é o habitat natural para os mocós, roedores da família dos cavídeos encontrados normalmente em áreas pedregosas, do tamanho aproximado de um preá, com pelagem cinzenta. É um herbívoro, que se alimenta de folhas, brotos, ramos, frutos e cascas de árvores, além de raízes e tubérculos de arbustos.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025