Na tarde de quarta-feira, 23, foram plantadas 10 mudas de pequizeiros no interior do Parque Cândido Canela, no bairro Canelas. As mudas foram produzidas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e o plantio faz parte de compensação ambiental da Construtora “Você”, sendo que as mudas serão cuidadas por três anos pela Ágape Consultoria Ambiental.
O pequizeiro é protegido por lei municipal de número 355/1957, criada pelo saudoso ambientalista, poeta, compositor e então vereador Cândido Canela, que deu nome ao Parque. Na década de 1990, o pequizeiro foi protegido pela lei estadual de número 10.883/1992, corroborada pelas leis 13.965/2001 e 20.308/2012, e ainda pelo decreto 47.278/2017.
O engenheiro ambiental David de Souza e José Walterniz Rodrigues, da Ágape Consultoria, explicam que cinco mudas são oriundas da cidade de Bocaiuva, sendo as outras do município de Campo Azul. O plantio foi acompanhado pela gerente de Educação Ambiental, Juliane Costa, e pela servidora da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Cristina. A estudante de Medicina e moradora do Canelas, Laís, juntamente com seu filho, Tiago, de 2 anos, participaram do plantio.
“O pequizeiro produz um fruto brasileiro, típico do cerrado, que alimenta muitas famílias, servindo como fonte de geração de empregos e renda, durante as safras. O plantio representa uma homenagem ao fruto e, principalmente, ao saudoso Cândido Canela, que foi pioneiro na defesa da árvore, tão importante para o povo brasileiro”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Soter Magno.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025