Imagem de destaque Operação Estiagem apoiada por todos os segmentos sociais

Operação Estiagem apoiada por todos os segmentos sociais

07/06/2018 - 14:53 | atualizado em 08/06/2018 - 14:24
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: | Fotos:

A Operação Estiagem – Ação e Proteção ao Meio Ambiente”, a ser desenvolvida pela prefeitura e que orientará a população a não descartar resíduos sólidos e orgânicos em locais inapropriados e, a evitar queimadas, terá o apoio de todos os segmentos da sociedade, tanto na cidade quanto na zona rural. O projeto foi apresentado na manhã de quinta-feira, dia 12 de abril, no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, na avenida José Corrêa Machado, no Bairro Ibituruna. A reunião contou com a presença maciça de representantes das iniciativas pública e privada, bem como de entidades e Organizações Não Governamentais (ONGS), dos perímetros urbano e rural.

Foi formada comissão de trabalho para avaliar as sugestões e pontuar as ações a serem desenvolvidas até o mês de outubro. Os representantes são: Prefeitura, através das secretarias de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, iniciativa privada e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. O objetivo é realizar ações continuadas, a fim de mudar o comportamento atual da comunidade, no que diz respeito à coleta seletiva e destinação correta dos resíduos na cidade e zona rural e, ainda, evitar queimadas, para melhor preservar a Natureza.

A Operação, a ser implementada pelas Gerências de Normatização e Controle Ambiental e de Educação Ambiental e Projetos Especiais, será efetivada em parceria com outras secretarias, faculdades e universidades e Organizações Não Governamentais (ONGS). O secretário de Meio Ambiente, Paulo Ribeiro, destacou a importância da Operação como forma de melhorar a qualidade de vida da população e afirmou que a administração do prefeito Humberto Souto não está medindo esforços no sentido de formar parcerias a fim de garantir os direitos da coletividade, dando prioridade às ações de sustentabilidade. O secretário entende que a Operação é o primeiro passo para a transformação de Montes Claros numa cidade mais limpa, com consciência popular de que o Meio Ambiente deve ser melhor preservado.

O vereador e ambientalista, Soter Magno também participou da reunião e citou o apoio irrestrito da Câmara Municipal. Defendeu ações enérgicas neste sentido e lembrou a importância do poder público formar parcerias para que a operação tenha sucesso. Disse que o Poder Legislativo já analisa os projetos de lei para destinação correta dos Resíduos Sólidos e de Uso e Ocupação do Solo, em Montes Claros, a fim de proporcionar melhoria da qualidade de vida da população.

Texto: Pedro Neto

Fotos: Paula Silveira