A Prefeitura de Montes Claros está criando um novo Chinelão dos Tropeiros, com o objetivo de contribuir para o resgate da memória da cidade. A ideia foi do secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro, acreditando que, através de ações criativas, pode-se reviver o saudosismo de uma época mais simples do Município e do Norte de Minas. O antigo Chinelão dos Tropeiros foi retirado do Trevo do Aeroporto durante as obras de duplicação da Avenida Magalhães Pinto, em 2008. O novo monumento, de 3,10 metros de comprimento e 1,20 de largura, está sendo construído em um galpão localizado no estacionamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A obra é de autoria do artista plástico Roberto Marques, auxiliado pelo artesão Admilson Souza e pelo servidor público Cláudio Cássio.
O jornalista e advogado Sidney Cruz, que já foi editor de grandes jornais da cidade (como o Diário de Montes Claros e Jornal de Notícias), aprovou a construção do novo Chinelão dos Tropeiros. O monumento está sendo feito nos moldes do projeto original, conforme réplica apresentada pelo artista plástico Igor Christoff, filho do renomado e saudoso Konstantin Christoff.
Sidney Cruz foi enfático ao afirmar que a obra resgata parte da memória de Montes Claros, “ao devolver ao Trevo do Aeroporto Mário Ribeiro da Silveira o monumento que nas décadas de 70 e 80 foi símbolo da cidade e atraía a atenção de montes-clarenses, norte-mineiros e visitantes de outras regiões do estado e do país que chegavam à cidade, por terra ou pelo ar”. O jornalista entende que as ações desenvolvidas pela Administração Municipal valorizam a história do município, bem como a população em geral, ao resgatar as origens e a memória dos montes-clarenses.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025