Imagem de destaque NOSSO PAPEL É PRESERVAR - Papel-semente faz um belo papel semeando a sustentabilidade

06/09/2023 - 13:58
ASCOM | Texto e Fotos: André Senna | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA), desenvolve diversas ações ambientais com o objetivo de promover a sustentabilidade e a preservação ambiental.

Uma ação interessante é a produção do papel-semente, uma maneira lúdica de reaproveitamento de material e preservação das árvores. O primeiro passo é pegar todo papel já utilizado e que iria para o lixo e picá-lo em pequenos pedacinhos. Coloque o papel picado em uma vasilha com água por vinte e quatro horas. Após esse período, triture a mistura e adicione cola. A partir daí entra o processo de prensagem em tela, adição de sementes diversas, e finalmente a secagem.

A Gerência de Educação Ambiental da SEMMA vem promovendo oficinas sobre confecção de papel-semente.

Para o secretário de Meio Ambiente da Prefeitura, Soter Magno, a reutilização do papel é uma ação fundamental na busca de uma sociedade mais sustentável. "Nas grandes cidades brasileiras, 39% do lixo é papel e papelão. Com a reciclagem e ações como a confecção de papel-semente, podemos transformar este lixo em arborização", afirma.