Imagem de destaque No Dia Mundial da Água, Prefeitura de Montes Claros divulga ações ambientais

No Dia Mundial da Água, Prefeitura de Montes Claros divulga ações ambientais

23/03/2021 - 17:10
ASCOM | Texto: Luis Carlos Gusmão | Fotos: Fábio Marçal

A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, suspendeu todas as comemorações que estavam previstas para ocorrerem na última segunda-feira, 22, Dia Mundial da Água.

“O Dia Mundial da Água é uma excelente data para alertar sobre a importância da preservação dos recursos hídricos. E o município de Montes Claros tem se preocupado com este tema, sendo o primeiro que criou uma lei de proteção ambiental que estabelece com o pequeno produtor rural uma relação de parceria e co-responsabilidades, que é o ECOCRÉDITO”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro.

“Decidimos suspender todas as atividades que estavam marcadas para o Dia Mundial da Água por causa do coronavírus, mas temos muito a comemorar neste dia. Criamos e revitalizamos várias áreas verdes, ampliamos o ECOCRÉDITO e construímos e cercamos centenas de barraginhas, dentre outras intervenções que contribuem e muito para a conservação dos ambientes aquáticos”, destaca Ribeiro.

Para a gerente de Educação Ambiental da Prefeitura, Mônica Durães, a região do Norte de Minas é penalizada com a escassez da água, mas Montes Claros vem criando alternativas para proteger os mananciais do município. "O cenário de desertificação no Norte de Minas é uma realidade, e a situação a cada ano se agrava com a falta de água. Em Montes Claros, a Prefeitura vem apresentando várias tentativas de melhoria desta situação, dentre elas estão as ações de parceria entre associações rurais, via editais de chamamento do CODEMA”, informa.

De acordo com a gerente, somente nos últimos dois anos foram construídas mais de 800 barraginhas de captação de águas de chuva. Além disso, foi realizado o cercamento de diversas nascentes e feito o barramento em cursos hídricos. “Com essas medidas, aliadas aos incentivos de proteção ambiental, temos hoje nascentes e rios vivos novamente. E, neste mês das águas de 2021, foi firmada parceria para a execução de mais 32 projetos ambientais", comemora.

Sobre a data

O Dia Mundial da Água, criado pela ONU em 1992, tem como objetivo alertar a população mundial sobre a importância da preservação dos recursos hídricos para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. Por isso, para um real desenvolvimento sustentável, todos nós, incluindo pessoas e empresas, temos que estar alinhados sob a responsabilidade do consumo consciente da água.