Imagem de destaque NADA SE PERDE - Prefeitura cria usina de reciclagem de vidros 

NADA SE PERDE - Prefeitura cria usina de reciclagem de vidros 

12/04/2023 - 13:05
ASCOM | Texto: Jerusia Arruda Fotos: Divulgação | Secretário de Comunicação: Alessandro

Montes Claros está se preparando para dar um grande salto de sustentabilidade. No próximo mês começa a funcionar efetivamente a Usina de Reciclagem e Fabricação de Blocos do projeto "Recicla Vidros".

O Recicla Vidros é um projeto da Prefeitura de Montes Claros, executado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SSU) em parceria com as associações de catadores de materiais recicláveis participantes do projeto "Recicla aos Montes". Seu objetivo é transformar as garrafas de vidro descartadas em material de construção civil, como blocos de vedação e artefatos de concreto de forma geral, que serão utilizados nas obras do próprio Município.

O vice-prefeito e secretário municipal de Serviços Urbanos de Montes Claros, Guilherme Guimarães, destaca que, além de contribuir para a preservação do meio ambiente, o projeto vai possibilitar a geração de renda para as pessoas que trabalham com a catação e venda de materiais recicláveis. “A Prefeitura de Montes Claros, de forma racional e inovadora, está mudando os seus processos e promovendo uma revolução urbana com a realização de várias obras, mas sempre de forma sustentável, porque o prefeito Humberto Souto entende que a cidade tem que ser integral. Isso demonstra o cuidado com a cidade e com as pessoas”, avalia.

Segundo Guilherme, a usina trará inúmeros benefícios para a cidade: “vai evitar retirar areia, por exemplo, dos leitos dos rios; vai evitar transportar esse material pelas rodovias, o que muitas vezes pode causar acidentes; vai incorporar o produto a esse novo conceito de cidade que estamos construindo, ou seja, vamos caminhar por uma cidade que é reciclada, na medida em que as garrafas de vidro forem sendo transformadas em pisos, tijolos e paredes de escolas, unidades básicas de saúde e praças. É a cidade ressurgindo de uma forma exemplar, sustentável”.

A usina de reciclagem de vidro está instalada no bairro Renascença e vai utilizar resíduos vítreos fornecidos pelas cinco associações de catadores de materiais recicláveis apoiadas pelo projeto Recicla aos Montes. A aquisição do maquinário e dos equipamentos necessários para a operação da usina foi realizada através de parceria com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais.

Os resíduos de vidro serão oriundos de estabelecimentos privados (grandes geradores) que firmarem contrato com as associações de catadores. Inicialmente, serão contemplados apenas os grandes supermercados e distribuidoras de bebidas, com projeção futura de ampliação para atender outros geradores.

Sidney Alves Coutinho, gestor do EcoGalpão do Santos Reis, cooperativa que reúne mais de 60 catadores, destaca o apoio da Prefeitura, que está gerando renda para os catadores e suas famílias: “todo o material reciclável que recebemos no galpão é vendido para a Prefeitura. Agora, com a usina e a possibilidade de firmar parceria com grandes fornecedores, a expectativa é registrar um crescimento do negócio, além de contribuir na solução dessa grande questão ambiental, que é o descarte dos vidros”.

Os empreendimentos geradores deverão fornecer nos seus estabelecimentos Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) para a destinação adequada dos vidros ou garrafas não retornáveis, conforme expressa a Lei Municipal nº 5.177/2019. Após o acondicionamento dos vidros nos PEV’s, os estabelecimentos serão orientados a encaminhá-los para a Usina de Reciclagem. Inicialmente, está previsto o recebimento de 100 caçambas de vidro/mês.