A Prefeitura de Montes Claros, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), realizou, na manhã desta sexta-feira, 19, um peixamento na Lagoa do Interlagos (região leste da cidade). A ação consistiu em despejar na lagoa cinco mil alevinos e juvenis (filhotes) de curimatã e matrinxã, espécies de peixes nativas do rio São Francisco.
De acordo com Julimar dos Santos Sousa, chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Três Marias, a ação de repovoamento deve contribuir com o período de defeso, que é quando a pesca é proibida. “Estamos aqui em Montes Claros, na Lagoa do Interlagos, porque essa lagoa faz parte da bacia [hidrográfica do Verde Grande], e temos percebido que o estoque pesqueiro dessas espécies tem se reduzido ou até mesmo desaparecido”, disse.
Soter Magno, secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura, destacou que “a Codevasf tem feito esse trabalho ao longo dos anos, que agora chegou a Montes Claros, para que possamos devolver essas espécies para essa grande região”.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025