Imagem de destaque MOC É O LUGAR!  Montes Claros é a “Cidade dos Parques”

MOC É O LUGAR! Montes Claros é a “Cidade dos Parques”

13/06/2023 - 13:38
ASCOM | Texto e fotos: Pedro Neto | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

Montes Claros se consolida cada vez mais como a “Cidade dos Parques”, com a Prefeitura se esforçando para que o Município se aproxime da recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera ideal 12 metros quadrados de área verde para cada habitante. Já são 16 parques municipais, sendo oito inaugurados e mais oito a serem entregues em breve à população.

A cidade possui, ainda, o Parque Estadual da Lapa Grande (Paulo Ribeiro), localizado a apenas sete quilômetros do perímetro urbano, rico em biodiversidade e em recursos hídricos, sendo responsável por cerca de 30% do abastecimento de água de Montes Claros. 

Entre os parques municipais, o mais tradicional é o "Milton Prates", no Bairro Major Prates. Os outros em funcionamento são os seguintes: "Nilson Espoletão" (Mangueiras), no bairro João Botelho; "Antônio Jorge", no Conjunto José Corrêa Machado; "Cândido Canela", no Bairro Canelas; "Espaço Sagarana" e "Parque da Paz", ambos no Ibituruna. No bairro Morada do Sol está localizado o Parque "João Guimarães Rosa”. O "Parque da Sapucaia" está sendo revitalizado e será devolvido à população ainda no segundo semestre deste ano.

Em breve, a Prefeitura vai inaugurar o Parque da Vila Segura, próximo ao Max-Min Club, que levará o nome de “Armando de Araújo Lima”. Também serão inaugurados os parques “Engenheiro Marcelo Condé”, no bairro Santo Inácio; “Paulo Ribeiro”, na Vila Anália; "Lagoa dos Portugueses", no Belvedere; “Marcelo Mameluque”, no Ibituruna; "Parque Olímpico", no Grande Delfino Magalhães; e o Portal Serra do Mel, no "Ibituruna", este último anunciado recentemente pelo vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos de Montes Claros, Guilherme Guimarães. Outra área que será transformada em parque está localizada no bairro Village do Lago, região norte de Montes Claros.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros, Soter Magno, lembra que os parques, assim como as praças e outras áreas verdes, melhoram significativamente a qualidade de vida da população. "O ar fica mais puro, beneficiando os aparelhos respiratórios; além disso, são locais ideais para a diversão, lazer, esporte e entretenimento de crianças, jovens, adultos e idosos", afirma.