Imagem de destaque MÊS DO CERRADO - Prefeitura promoveu curso de produção de mudas

MÊS DO CERRADO - Prefeitura promoveu curso de produção de mudas

08/09/2022 - 09:36
ASCOM | Texto: André Senna | Fotos: Educação Ambiental | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), realizou nesta terça-feira, 6 de setembro, durante a reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), um Curso Teórico de Produção de Mudas do Cerrado, voltado para os conselheiros. O curso faz parte da programação das comemorações do Mês do Cerrado.

Durante o curso, a Gerência de Educação Ambiental apresentou aos participantes o Projeto Semear, com exposição de sementes de diversos tipos; no local foi instalado ainda um expositor de solos e impactos ambientais, para mostrar como deve ser o manejo e a preservação do solo em prol do meio ambiente. O curso foi ministrado pela engenheira florestal da SEMMA, Keila Porto, que propôs aos conselheiros um levantamento da demanda local de mudas (espécies), para posterior visita a cada um dos polos rurais. Os participantes ganharam, além do conhecimento, mudas de plantas frutíferas, típicas do cerrado.

Durante todo o mês de setembro, a Prefeitura promoverá atividades voltadas à preservação e conhecimento do nosso cerrado, um bioma riquíssimo em animais e plantas.

Para a presidente do CMDRS, Fernanda Letícia Oliveira Leite, o curso foi muito proveitoso, na medida em que se observa, na zona rural, uma carência no plantio de mudas: "o curso serve como incentivo para os moradores da zona rural produzirem as mudas, bem como para a geração de renda com a venda do produto".

Para o secretário de Meio Ambiente, Soter Magno, o curso de produção de mudas só oferece benefícios, tanto para quem aprende como para o meio ambiente, principalmente o cerrado.