Como parte das programações do Mês da Árvore, o secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Montes Claros, Soter Magno, participou, através de videoconferência, de uma ampla discussão sobre Direito Ambiental, que teve a participação de acadêmicos, professores, doutores, doutorandos e mestres. A roda de conversa/palestra ambiental "O papel do estado: vivências montes-clarenses" abordou tanto o âmbito preventivo quanto punitivo, passando por recursos hídricos, educação ambiental e, principalmente, a importância da sociedade na preservação da Natureza para garantir a sustentabilidade de todas as espécies, inclusive a humana.
A explanação do secretário foi voltada à necessidade de conscientização da sociedade como um todo. "O ser humano tem de deixar o consumo insustentável, sabendo o que é essencial e que os desperdícios são prejudiciais à própria sobrevivência", afirmou.
A preocupação com as próximas gerações também foi destacada durante a aula de direito ambiental. Tanto o secretário municipal quanto os demais participantes foram enfáticos ao defender um pacto ambiental em prol da vida. "É preocupante. Precisamos de leis rigorosas e de pessoas capacitadas envolvidas no processo de recuperação das áreas degradadas. É uma satisfação imensa saber que não estamos sozinhos nesta luta", afirmou Soter, lembrando que o tempo urge e que medidas enérgicas têm de ser tomadas o mais breve possível.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025