Imagem de destaque MEIO AMBIENTE - Prefeitura faz blitz educativa nas proximidades do Parque da Sapucaia

14/09/2022 - 15:28
ASCOM | Texto e fotos: André Senna | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA), realizou uma blitz ecológica, educativa e preventiva de incêndios florestais com os moradores vizinhos ao Parque Florestal da Sapucaia.

A equipe da SEMMA foi de casa em casa entregando panfletos educativos com dicas de prevenção a queimadas, e cada pessoa ainda recebeu uma semente de uma árvore frutífera e/ou nativa. O alerta contra os incêndios é de extrema importância neste período do ano, quando a baixa umidade relativa do ar e a mata seca tornam ainda mais altos os índices de incêndios.

O trabalho da SEMMA é preventivo, já que o Sapucaia, que já foi atingido por queimadas rigorosas, ainda está livre do fogo, que costuma gerar enormes prejuízos à flora e à fauna nativas, além de poluir o meio ambiente.

Para o secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Montes Claros, Soter Magno, a ação com os moradores é importante, uma vez que eles são vizinhos do parque e se tornam protetores e fiscais contra as queimadas.

Para José Gonçalves, morador do bairro Sapucaia, os trabalhos e o alerta devem ser sempre apoiados pela comunidade: “eu sempre tomo cuidado e presto atenção para que ninguém provoque incêndios no parque, que é meu vizinho”.

O espanhol José Zahonro, também vizinho do parque, ressalta a importância de se evitar queimadas. “Moro há mais de vinte anos no bairro, e aqui a preservação é iniciativa da vizinhança. Todos devemos evitar queimadas, que só fazem mal ao meio ambiente”, concluiu.