A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA), continua realizando o trabalho de retirada das algas da lagoa do Parque Municipal Milton Prates. A ação acontece pela manhã e à tarde. A limpeza serve para o controle ambiental, uma vez que as algas trazem desequilíbrio ecológico, diminuindo a penetração de raios solares no corpo d'água.
As algas se desenvolvem principalmente neste período do ano, devido à elevada carga orgânica da lagoa, trazida pelas enxurradas. Com a baixa oxigenação da água nesta época do ano, as algas procuram a superfície para respirar. A retirada está sendo feita por servidores da equipe operacional da Secretaria, manualmente, porque nenhum produto químico pode ser utilizado, evitando a desestabilização do delicado equilíbrio ambiental da lagoa.
O Parque Milton Prates é o mais tradicional de Montes Claros. O logradouro atrai centenas de pessoas todos os dias, e ainda mais nos finais de semana e feriados. A lagoa é considerada um cartão postal de Montes Claros.
O secretário de Meio Ambiente da Prefeitura, Soter Magno, explica que o processo manual é demorado, mas já apresenta resultados positivos. "Em breve, vamos apresentar uma proposta de intervenção para resolver o problema de forma definitiva”, afirmou.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025