Imagem de destaque Lideranças elogiam Dia de Campo realizado em Abóboras

Lideranças elogiam Dia de Campo realizado em Abóboras

19/09/2018 - 15:20 | atualizado em 09/11/2018 - 14:20
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Pedro Neto | Fotos: Pedro Neto

 A iniciativa da Prefeitura de Montes Claros de realizar um Dia de Campo na comunidade de Abóboras como forma de levar conhecimento, retirar dúvidas e beneficiar crianças, jovens, adultos e idosos com atendimentos na área da Saúde, foi elogiada pelas lideranças comunitárias. A coordenação ficou por conta da Prefeitura de Montes Claros, com apoio da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e das Faculdades Santo Agostinho. A empresa Somai Nordeste também deu suporte ao evento, que foi realizado neste sábado, 15 de agosto, na sede da Associação Comunitária de Abóboras.

Para Maria Madalena Oliveira Leite (dona Nenzinha), presidente da Associação de Abóboras, o Dia de Campo trouxe novo incentivo aos moradores daquela região, proporcionando mais conhecimento às lideranças sobre as oportunidades de resgate das atividades tradicionais. “Ações como esta dão condições para que possamos aprender novas técnicas de preservação do Meio Ambiente e de revitalização de áreas degradadas. Os adultos e idosos também puderam fazer exames básicos nas áreas de saúde, aproveitando o momento para reivindicar junto às autoridades e rever velhos conhecidos, bem como trocar experiências com os acadêmicos”, afirmou.

O tesoureiro da Associação, que já ocupou a presidência da entidade por várias gestões, Jeremias Vieira de Oliveira, também ficou satisfeito com o Dia de Campo e aproveitou para agradecer ao prefeito Humberto Souto, secretariado municipal, parceiros e diretoria da Somai Nordeste. Afirmou que ações como esta devem ser repetidas na comunidade e realizadas em outras regiões, dando oportunidade para o intercâmbio e o entrosamento entre o poder público, iniciativa privada e lideranças comunitárias. “A atual Administração e a Somai estão de parabéns. Queremos novos benefícios que proporcionem melhores condições de vida”, afirmou.

O presidente da Associação Rural Comunitária de Abóboras e Morro do Fogo, Lourival Pereira dos Santos, também foi enfático ao elogiar o Dia de Campo. Para o líder comunitário, o evento serviu para alertar a população da região quanto à necessidade de preservar a Natureza. Aproveitou para lembrar as dificuldades enfrentadas pela região no que diz respeito à infestação de moscas, problema já resolvido graças ao empenho da empresa Somai, com essencial contribuição da Prefeitura, entidades e produtores rurais.

O morador mais antigo de Abóboras, José Oliveira Ferreira, de 87 anos, também fez questão de agradecer. Ao lado da filha Laura Oliveira Fernandes, o morador lembra que a Prefeitura está se esforçando para melhorar a vida das pessoas. “Moro aqui há sessenta anos e creio que as coisas estão ficando melhores para nós”, concluiu.

O diretor da Somai, Gustavo Crossara, fez questão de lembrar os esforços feitos pela empresa para amenizar os problemas enfrentados com a infestação de moscas e frisou a importante parceria com a Prefeitura. “Fizemos um amplo plano de controle, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente e do Ministério Público. Estamos ajudando a comunidade, dentro do possível”, frisou o diretor, destacando que a empresa está à disposição para ajudar no desenvolvimento comunitário, aliado à melhoria da qualidade de vida.