Imagem de destaque Jardim para Borboletas - Projeto contrata morador de rua para cuidar de praça

Jardim para Borboletas - Projeto contrata morador de rua para cuidar de praça

28/11/2018 - 14:34 | atualizado em 28/11/2018 - 14:37
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto e Fotos: Luís Carlos Gusmão

O projeto Jardim para Borboletas é vinculado ao programa Para Além das Prisões e tem a finalidade de homenagear mulheres ativas na sociedade através da construção de jardins e esculturas de borboletas, utilizando o trabalho de reeducandos e egressos do sistema prisional e de pessoas em situação de rua. O projeto é uma parceria da Prefeitura de Montes Claros com o Ministério Público Estadual, e tem o objetivo de promover a cidadania e embelezar a cidade.

Os recursos são captados junto aos familiares e admiradores das homenageadas, e também conta com o patrocínio de empresas. O custo mínimo de cada borboleta fica em torno de R$ 20 mil, valores utilizados para remunerar as pessoas envolvidas na confecção da escultura e garantir a contratação de um cuidador do jardim pelo período de 1 ano. Esse cuidador deve estar cumprindo pena, ser egresso do sistema prisional ou viver em situação de rua. O admirador, a família ou o patrocinador firmam o termo de adesão ao projeto diretamente com o Conselho da Comunidade da Execução Penal da Comarca de Montes Claros.

O senhor Sérgio Gomes Pereira, de 52 anos de idade, que é morador de rua em Montes Claros, veio da cidade de Curvelo após se separar da família. Atualmente vive numa casa de acolhimento em Montes Claros, e foi o primeiro beneficiado com esta parceria. Ele é remunerado por Hugo Andreany Rocha, viúvo da promotora de Justiça Ana Eloísa Marcondes da Silveira, que foi a primeira a ser homenageada pelo programa.

A próxima escultura, com seu respectivo jardim, será instalada no cruzamento das avenidas Mestra Fininha e Deputado Esteves Rodrigues, em homenagem à atendente de enfermagem Antônia Colares, a popular “Tonha da Santa Casa”.

Para o promotor de Justiça Paulo César Vicente de Lima, a finalidade não é apenas embelezar a cidade, mas principalmente promover a cidadania. “Foi muito importante esta parceria entre a Prefeitura de Montes Claros com o Ministério Público Estadual, porque, além de enfeitar cidade, vem contribuindo com a inclusão social e econômica de pessoas privadas de liberdade, egressos do sistema prisional e pessoas em situação de rua, por meio da construção e instalação de borboletas e jardins para homenagear mulheres que contribuem ou contribuíram para o desenvolvimento do Município de Montes Claros em diversas áreas, como educação, saúde, cultura, lazer, meio ambiente, assistência social, administração, entre outras”, disse.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Aurindo Ribeiro, nesta gestão não tem faltado atenção no intuito de auxiliar os moradores de rua de Montes Claros. “O prefeito Humberto Souto tem o objetivo maior de cuidar das pessoas, por isso tem pedido atenção para este tipo de fenômeno, que afeta a nossa cidade. O trabalho contínuo e a união entre os membros dos nossos programas têm sido determinantes para que resultados já comecem a aparecer. Lembrando que a Prefeitura de Montes Claros já inaugurou uma nova sede do Centro Pop, no bairro Canelas, um ótimo espaço de convívio grupal, social e de solidariedade. E, em breve, será inaugurado um dormitório para atender moradores de rua, que irá acolher aproximadamente 50 pessoas por dia”, explica Aurindo Ribeiro.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro, a cidade de Montes Claros possui pelo menos 180 áreas verdes e canteiros centrais que estão sob a gestão do Município. A maioria destes espaços precisa de cuidados, de modo a torná-los mais atrativos. “Para fazer jus ao lema ‘a cidade da arte e da cultura’, a Secretaria vem buscando alternativas para embelezar os parques e praças. E esta parceria entre Prefeitura de Montes Claros e Ministério Público de Minas Gerais, além de outras entidades, é o maior exemplo, pois vem viabilizando este bonito projeto ‘Jardins para Borboletas’, que tem como um dos objetivos principais a construção de jardins e de esculturas de borboletas por meio do trabalho do artista plástico Gu Ferreira, com apoio dos reeducandos do Programa ‘Para Além das Prisões’, para homenagear mulheres cujas trajetórias de vida foram ou são relevantes para a formação do Município de Montes Claros”, comentou Ribeiro.