A Associação Comunitária de Moradores do Bairro Guarujá já está colocando em prática o projeto aprovado pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente (FAMMA), que viabiliza a coleta seletiva porta a porta e capacita famílias carentes com oficinas diversas, dentre elas a de fabricação de sabão em barra. As ações foram iniciadas em maio deste ano e tiveram continuidade sábado, dia 20, envolvendo 22 pessoas, com os objetivos de aumentar a renda familiar, melhorar a qualidade de vida e garantir a preservação do meio ambiente.
A Associação recebeu R$ 19.960,00 do Fundo para investir no projeto, que está também recebendo apoio dos acadêmicos do Biotemas, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), para preservação da Lagoa do Interlagos, onde, na tarde de sábado, houve coleta seletiva.
Segundo a presidente da Associação, Denise Marcelina Aguiar, as atividades são de grande importância para os associados e para os moradores do bairro. Ela elogiou o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura, que vem dando suporte às ações e incentivando a comunidade em geral. “O projeto é de grande valia e acreditamos no sucesso total, proporcionando também a elevação da auto-estima dos envolvidos”, frisou, reforçando que as atividades beneficiam, principalmente, pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Segundo a gerente de Educação Ambiental da Prefeitura, Vânia Mota, oito projetos foram selecionados e aprovados pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema) para receber fundos do FAMMA, atendendo entidades e associações nas zonas urbana e rural. “Ao todo, foram liberados mais de R$ 150 mil para atender aos projetos selecionados pela Comissão de Análise, Acompanhamento e Monitoramento do Codema, em defesa do desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida no município”, concluiu.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025