Imagem de destaque FESTAS DE AGOSTO - Estande da Prefeitura divulgou e valorizou o trabalho dos catadores de recicláveis

FESTAS DE AGOSTO - Estande da Prefeitura divulgou e valorizou o trabalho dos catadores de recicláveis

22/08/2022 - 12:01
ASCOM | Texto: André Senna | Fotos: André Senna e SSU | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A sustentabilidade, a reciclagem e a coleta seletiva foram destaque nas Festas de Agosto desse ano, que levaram milhares de pessoas para as ruas do centro de Montes Claros. A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA) e da Secretaria de Serviços Urbanos (SSU), instalou um estande no centro das festividades, dedicado à divulgação e valorização do trabalho realizado pelos catadores de materiais recicláveis da cidade.

Participaram as associações de catadores Reciclavilla, Ecogalpão do Santos Reis, Montesul e 3 Rs Soluções Sustentáveis. Várias lixeiras foram disponibilizadas para o descarte de recicláveis durante os festejos. No estande, os catadores demonstravam como são feitos os trabalhos de separação e reciclagem de resíduos, além de venderem temperos caseiros, sabonetes produzidos nos galpões e copos feitos de material reciclado.

Maria José, Maria Helena e Jaqueline, todas catadoras, estiveram presentes no estande, divulgando os seus trabalhos e vendendo os produtos feitos de forma artesanal. Segundo elas, foi uma grande experiência participar ativamente das Festas de Agosto.

Para Guilherme Guimarães, vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, as Festas de Agosto foram um sucesso e a participação dos catadores uma forma de demonstrar o comprometimento da Prefeitura com a coleta seletiva, a reciclagem e a valorização dos catadores.

Soter Magno, secretário de Meio Ambiente da Prefeitura, explicou que "o estande com os catadores serviu para socializar o trabalho tão bem desempenhado por eles, que é de suma importância para a preservação do meio ambiente, uma vez que retiram os materiais recicláveis que fazem tanto mal à natureza, proporcionando renda e ganhos significativos para o meio ambiente".