Imagem de destaque Em Montes Claros, todo dia é Dia do Meio Ambiente

Em Montes Claros, todo dia é Dia do Meio Ambiente

04/06/2020 - 17:58
ASCOM | Texto: SEMMA | Fotos: Fábio Marçal

Nesta sexta-feira, 5 de junho, o mundo celebra o Dia do Meio Ambiente, uma data criada com o objetivo de fazer a humanidade refletir sobre as escolhas que temos feito enquanto sociedade e como elas influenciam no ambiente em que vivemos. Mas, em Montes Claros, o meio ambiente não é uma preocupação apenas de um dia, já que, nos últimos anos, diversos investimentos estão sendo feitos pela Administração Municipal no sentido de combater a poluição e proteger a fauna e a flora da cidade.

Um bom exemplo da importância que a Administração dedica à área está na valorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que, em 2017, readquiriu o status de Secretaria, deixando de ser adjunta. De lá pra cá, a Secretaria segue desenvolvendo diversos projetos em várias áreas, contando com o apoio e parceria das outras secretarias municipais, sempre visando a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida da população. Um bom exemplo da evolução da Secretaria é que hoje ela consegue liberar licenciamentos ambientais classes 1,2,3 e 4, que antes eram restritos ao âmbito estadual.

CIDADE DOS PARQUES – Com o objetivo de ampliar a quantidade de metros quadrados de área verde para cada habitante, a Prefeitura está investindo na criação de parques públicos, ampliando as opções de lazer e contato com a natureza para toda a população. A Administração entregou, recentemente, dois novos parques para a população, o Espaço Sagarana, no bairro Ibituruna, e o Parque Cândido Canela, no bairro Canelas. Ambos possuem pistas de caminhada e outras estruturas propícias para a realização de práticas esportivas, de lazer e de entretenimento. Em breve, a população ganhará o Parque Antônio Jorge (Mangues), próximo ao conjunto habitacional Joaquim Costa; o Parque Belvedere (Lagoa dos Portugueses), na região do Delfino Magalhães; e o Parque Olímpico, no Grande Santo Antônio. A criação dos novos parques e as ações de recuperação dos já existentes estão garantindo, para Montes Claros, o título de Cidade dos Parques.

GALERIA A CÉU ABERTO – Quem anda pela cidade tem notado que diversas áreas verdes (como praças e rotatórias) estão recebendo belas obras de arte, em madeira e metal. As obras fazem parte de dois projetos: o “Jardim Para Borboletas”, que cria jardins com esculturas de borboletas feitas de sucata, com o objetivo de promover a inserção social (já que as obras são feitas com o auxílio de internos do sistema carcerário e os jardins são cuidados por pessoas em situação de rua) e ainda homenagear mulheres que foram ou são relevantes para o desenvolvimento da cidade; e o “Artes nas Praças”, que tem enfeitado logradouros públicos com obras cheias de beleza e valor cultural. As obras, além de tornarem a cidade mais bonita, também ajudam a promover o cuidado com as áreas verdes do Município.

ZONA RURAL – Foram reformadas e embelezadas as praças de Santa Rosa de Lima, São Pedro da Garça, São João da Vereda, Miralta e outras comunidades. A Prefeitura, através de projetos custeados com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente (FAMMA), promoveu a construção de mais de mil barraginhas, além de fomentar o cercamento de nascentes no município.