Imagem de destaque ECOPONTOS - Coleta de lixo na zona rural ganhará lixeiras comunitárias

ECOPONTOS - Coleta de lixo na zona rural ganhará lixeiras comunitárias

06/11/2018 - 15:29 | atualizado em 06/11/2018 - 15:25
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Luís Carlos Gusmão | Fotos: Fábio Marçal

Para auxiliar e reforçar as ações de coleta de lixo recentemente iniciada na zona rural de Montes Claros, a Prefeitura está adquirindo lixeiras de grandes dimensões, denominadas de ecopontos, a serem instaladas nos distritos e nas comunidades que margeiam as principais estradas do município, em locais de fácil acesso. O objetivo é a maior comodidade na destinação deste lixo, evitando que os dejetos e resíduos sejam dispensados aleatoriamente e de forma inadequada no meio ambiente.

A coleta de lixo irá chegar, progressivamente, a todos os distritos e comunidades rurais que margeiam as principais estradas do Município. Durante um encontro com representantes das comunidades, o prefeito Humberto Souto falou sobre o trabalho que vem sendo feito em toda a zona rural. “Desde o início, venho mostrando um forte compromisso com a zona rural. A água potável já começou a chegar aos distritos. Da mesma forma, estamos investindo na melhoria das estradas e na ampliação dos serviços de saúde e educação. Agora, adotamos esta medida, que irá solucionar de vez o problema do descarte de resíduos sólidos na zona rural. A coleta regular nos distritos vai melhorar a qualidade de vida das pessoas, tornando-se uma importante ação de saúde pública e saneamento”, explicou.

Para o secretário municipal de Serviços Urbanos, Vinicius Versiani de Paula, a implantação das lixeiras facilitará a coleta de lixo na zona rural. “Tanto o lixo orgânico, quanto o reciclável ou reutilizável, serão depositados nestas lixeiras, de forma adequada, tendo sua destinação final apropriada, promovendo a gestão organizada dos resíduos sólidos produzidos nestes locais”, informou.

De acordo do o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE/2010), 5% da população do município de Montes Claros reside na zona rural, o equivalente a mais de 20 mil pessoas. Deste total, 13.203 pessoas moram nos nove distritos: Aparecida do Mundo Novo (1.002), Ermidinha (1.286), Miralta (814), Nova Esperança (3.474), Panorâmica (196), Santa Rosa de Lima (2.568), São João da Vereda (1.402), São Pedro da Garça (1.037) e Vila Nova de Minas (1.424).