Imagem de destaque Dia mundial do meio ambiente tem vasta programação no parque municipal Milton Prates

Dia mundial do meio ambiente tem vasta programação no parque municipal Milton Prates

06/06/2022 - 14:17
ASCOM | Texto e fotos: Pedro Neto | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

Os frequentadores do Parque Municipal Milton Prates, no bairro Major Prates, foram contemplados com vasta programação nas áreas de educação ambiental, cultura, saúde, esporte e lazer, na manhã de domingo, 5, quando se comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente. As ações foram desenvolvidas pela Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e parceiros das iniciativas pública e privada.

Foi trabalhado o tema "unidade de conservação: preservação como elemento essencial de bem estar, lazer e qualidade de vida”, dentro da programação comemorativa do Mês do Meio Ambiente. Este mês haverá atividades todos os domingos, das 8 às 12 horas, nos parques da cidade.

Foram plantadas 40 mudas de árvores frutíferas e nativas do cerrado, na área próxima ao ginásio Ana Lopes, no Parque Municipal e desenvolvidas ações do Programa SEMEAR (que incentiva o plantio e orienta a população a não jogar fora as sementes). Houve, ainda, conscientização sobre a importância da prevenção e combate a incêndios florestais, com apoio do Corpo de Bombeiros (CB).

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SSU) deu orientações sobre separação correta dos resíduos sólidos/coleta seletiva. A Associação dos Catopês atuou junto com a Secretaria de Cultura, e setor de preservação ambiental, com o Projeto “Catopezinho Raiz”. Houveram apresentações musicais e apresentação de livro contando a história de uma criança que sonha em ser mestre catopê.

A Secretaria de Esporte ministrou atividades físicas, destacando a importância das unidades de conservação para a prática esportiva para crianças, jovens, adultos e idosos. A Secretaria de Saúde atuou nas ações direcionadas à proteção das Unidades de Conservação, com atividades educativas do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), relacionadas à arboviroses e proliferação da dengue.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Soter Magno, participou das atividades e agradeceu ao apoio dos parceiros. “As atividades foram um sucesso e nos levam à reflexão sobre a importância de cuidarmos do Meio Ambiente, para garantia da sustentabilidade”, destacou.

As ações comemorativas ao Mês do Meio Ambiente foram iniciadas dia 1º com blitzes educativas e serão encerradas somente no dia 30, com intervenções no Parque Marcelo Condé, nas divisas dos bairros Santo Inácio, São Judas Tadeu e Dona Gregória.

Durante o restante do mês outros parques receberão as ações na seguinte ordem: Dia 12, Sagarana, no Bairro Ibituruna; dia 19, Cândido Canelas, no Bairro Canelas e dia 26, Mangueiras, no Bairro João Botelho.