Imagem de destaque DIA DA ÁRVORE

DIA DA ÁRVORE

06/11/2018 - 15:36 | atualizado em 06/11/2018 - 15:32
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto e fotos: Pedro Neto

As atividades comemorativas realizadas pela Prefeitura em alusão ao Dia da Árvore nesta sexta-feira, 21, no distrito de Nova Esperança, superaram as expectativas e atraíram um grande número de pessoas.  A programação foi vasta, com ações para revitalização do meio ambiente. A coordenação ficou por conta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com entidades públicas e a iniciativa privada. Os alunos e professores da Escola Marilda de Oliveira, bem como os representantes da Associação Comunitária, se envolveram com o evento, que  teve o objetivo de proporcionar conhecimento acerca dos temas “meio ambiente” e “cidadania”.

Foi realizada uma caminhada com abordagem educativa a respeito da importância da participação de todos para a efetiva defesa e conservação do meio ambiente.  Uma Exposição de Cartazes do Centro Municipal de Ensino Infantil (CEMEI) “José Bras Filho”, alusiva ao Dia da Árvore, também chamou a atenção de todos. As temáticas foram: a árvore e os serviços ambientais por ela oferecidos; a importância da arborização urbana para qualidade de vida; a importância da vegetação no meio rural para as nascentes e para os corpos d’água; coleta seletiva e reciclagem; poluições do ar, sonora, do solo e das águas superficiais e subterrâneas; desmatamento e queimadas; questões relacionadas ao descarte irregular de pilhas e baterias; resíduos de serviços de saúde e da construção civil; e descarte correto de óleo de cozinha usado e lixo eletrônico.

Foi  feita a leitura da “História das três árvores” e, em seguida, a praça foi “abraçada” pelos estudantes e pelos moradores de Nova Esperança e adjacências, representados pelos participantes da solenidade. A diretoria da empresa Biomassa e Projetos recebeu uma placa das mãos da presidente da Associação Comunitária, Helen Tatiane, em homenagem às ações de preservação do meio ambiente.  Um  projeto de lei de iniciativa popular, proibindo a desafetação de área verde doada ao município, foi apresentado aos participantes do evento.

Tanto o comerciante José Carlos Oliveira quanto o autônomo Ronaldo Gonçalves afirmaram que as ações comemorativas ao  Dia da Árvore foram de grande importância. Ambos concordaram que, desta forma, a Prefeitura de Montes Claros e parceiros contribuíram  para  sensibilizar a comunidade sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente, com ações de  cidadania.

Os parceiros do evento foram: Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Escola Estadual Professora Marilda Oliveira (turmas das segundas e das terceiras séries do noturno do ensino médio) – CEMEI José Bras Filho – Empresa Biomassa – Associação de Moradores de Nova Esperança – Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba  (CODEVASF).