Imagem de destaque DESOBSTRUÇÃO DE CALÇADAS - Prefeitura irá recolher sobras de material de construção para revitalizar praças e parques

DESOBSTRUÇÃO DE CALÇADAS - Prefeitura irá recolher sobras de material de construção para revitalizar praças e parques

01/02/2021 - 16:14 | atualizado em 01/02/2021 - 17:12
ASCOM | Texto: Luis Carlos Gusmão | Fotos: Divulgação

Com o objetivo de limpar e embelezar a cidade, a Prefeitura de Montes Claros, através das secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Serviços Urbanos, estará recolhendo sobras de material de construção nas calçadas para fazer pequenos reparos nas praças e parques da cidade, inclusive construindo pistas de caminhada, caso os responsáveis pelo entulho não atentem para as notificações dos fiscais.

A equipe de recolhimento, além de pegar os materiais das calçadas, poderá também, com a anuência dos donos dos imóveis, recolher sobras de material nos quintais das residências. “A calçada foi feita para o trânsito de pedestres e, embora seja obrigação do proprietário cuidar, ela faz parte da via pública e, portanto, não pode ser usada para fins próprios, inclusive do proprietário. E o Código de Postura de Montes Claros proíbe esta prática. Aqueles que querem ajudar a embelezar a cidade e evitar contratempos podem nos ligar, que recolheremos esse material”, informou o secretário de Serviços Urbano, Guilherme Guimarães.

Segundo ele, essa ação também terá como objetivo desobstruir as calçadas. “O propósito é dar mais segurança aos pedestres, principalmente aqueles com dificuldade de locomoção. Além disso, esse material acaba atingindo as drenagens das ruas, causando o seu entupimento, bem como assoreando e contaminando os corpos d'água. Sem falar que o responsável pelo material nas calçada está sujeito a multas”, alertou o secretário.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro, as sobras de materiais de construção nas calçadas, que causam um transtorno para a população, serão bem vindas para o meio ambiente. “Quase todo mundo tem alguma sobra de material de construção em casa, seja brita, areia, tijolo, tinta e até cimento, que além de causar transtorno para o pedestre, com a obstrução das calçadas, causa grandes danos para a cidade, já que a maioria desse material é levado pela enxurrada para os bueiros, provocando o entupimento das galerias pluviais. Porém, esse material terá grande serventia para a Prefeitura, principalmente nos trabalhos rotineiros de reparos de praças e parques e, com certeza, irá gerar uma grande economia para o município, ainda deixando a cidade mais bonita”, disse Ribeiro.

Quem quiser fazer o agendamento para o recolhimento do material, basta ligar para o número 2211-4201, da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Rua Carlos Paulino Cardoso, 401 - Vila Exposição); ou para o número 2211-3321, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Desenvolvimento Sustentável (Avenida José Correa Machado, 900 – Bairro Ibituruna).