Imagem de destaque Córrego Pai João recebe limpeza e proteção da margem

Córrego Pai João recebe limpeza e proteção da margem

13/08/2021 - 10:41
ASCOM | Texto: Luis Carlos Gusmão | Fotos: Fábio Marçal e SEMMA | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros realizou uma grande limpeza nas margens do córrego Pai João, no trecho no bairro Jardim Panorama, retirando lixo e entulho e instalando piquetes para maior proteção do espaço, a fim de inibir o descarte irregular de lixo. A Prefeitura também realizou a limpeza do CASCO (Centro de Apoio Simplificado ao Carroceiro) que funciona em uma área vizinha.

O Município ainda notificou a Copasa, que é a responsável pelo sistema de saneamento básico de Montes Claros, para consertar a tubulação que se encontrava quebrada no local, provocando o lançamento de resíduos no curso d'água, nas proximidades da foz. A notificação foi feita no dia 5 de junho, e a Copasa já realizou o conserto.

“A colaboração da população é muito importante, tendo a consciência que não deve jogar móveis, lixo ou entulho em locais inadequados, principalmente próximos a córregos e rios. Lamentavelmente, a prática de descarte ilegal é corriqueira, mesmo tendo vários locais apropriados, os chamados CASCOS. Este é o caso deste ponto do córrego Pai João, onde tivemos que fazer um intervenção para limpeza, mesmo tendo um CASCO bem em frente”, explicou o vice-prefeito e secretário municipal de Serviços Urbanos, Guilherme Guimarães.

“Esta ação faz parte de uma operação conjunta realizada pela Prefeitura de Montes Claros no Dia Mundial do Meio Ambiente, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com apoio da Superintendência Regional do Meio Ambiente - SUPRAN Norte, Polícia Militar de Meio Ambiente, e do Grupo Tático Ambiental/GTA da Guarda Municipal. Durante a operação foram diagnosticados desde ocupação irregular com invasão em Área de Preservação Permanente (APP) até captação irregular de água e lançamento de efluente, além de muitos resíduos sólidos jogados às margens e dentro do Pai João”, informou a diretora de Meio Ambiente da Prefeitura de Montes Claros, Mônica Durães.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Soter Magno, destaca que a Organização das Nações Unidas (ONU) nos lembra da importância da preservação ambiental. “Neste ano, o tema da ONU é a restauração dos ecossistemas, para fomentar discussões que podem e devem se transformar em ações. O slogan 'Reimagine. Recrie. Restaure!' é para nos alertar sobre a importância de preservar os nossos recursos naturais, caso do córrego Pai João, também chamado de Rio Lapa Grande, que nasce dentro do Parque Estadual da Lapa Grande e deságua no Rio Vieira, sendo sua captação, ainda no trecho do Parque, responsável por um percentual muito grande do abastecimento de água de Montes Claros”, pontuou.