Imagem de destaque Córrego Pai João recebe fiscalização ambiental

Córrego Pai João recebe fiscalização ambiental

07/06/2021 - 16:08
ASCOM | Texto: Luis Carlos Gusmão | Fotos: SEMMA | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Grupamento Tático Ambiental (GTA) da Guarda Municipal, tendo o apoio da Polícia Militar de Meio Ambiente, realizou uma fiscalização ambiental para diagnosticar a situação do Córrego Pai João, que é responsável por um importante percentual do abastecimento de água de Montes Claros.

Para a gerente de Educação Ambiental da Prefeitura de Montes Claros, Mônica Durães, a operação conjunta com órgãos ambientais foi bem sucedida. “A ação foi finalizada com êxito e os encaminhamentos e providências oportunas serão feitos, uma vez que foram encontradas desde ocupação irregular com invasão em Área de Preservação Permanente (APP) até captação irregular de água e lançamento de efluente, além de muitos resíduos sólidos jogados às margens e dentro do Pai João”, informou.
 
“O Dia Mundial do Meio Ambiente, que foi criado em 1972 pela ONU (Organização das Nações Unidas), vem nos lembrar da importância da preservação ambiental, sendo que, a cada ano, a ONU designa um tema para fomentar discussões que podem e devem se transformar em ações. E, neste ano de 2021, o tema é a restauração dos ecossistemas, com o slogan 'Reimagine. Recrie. Restaure', para nos alertar sobre a importância de preservar os nossos recursos naturais”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros, Sóter Magno, nomeado neste sábado, dia do Meio Ambiente, pelo prefeito Humberto Souto.

Segundo ele, cuidar do meio ambiente é muito simples e deve ser feito diariamente. “Todos os dias são voltados à contemplação da natureza. E, se cada um fizer sua parte, cuidando do nosso meio ambiente com medidas bastante simples, viveremos melhor neste planeta e ainda garantimos um futuro mais promissor para as futuras gerações”, concluiu.

As comemorações do Mês do Meio Ambiente continuam com oficinas de Educação Ambiental que serão realizadas em cinco associações de catadores, entre os dias 7 e 17 deste mês, com o apoio da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Montes Claros.

No dia 17 será feita uma live sobre o Dia Mundial do Combate à Desertificação, com apoio da Geociências da Unimontes, e nos dias 21, 23 e 25 ocorrerá um Seminário sobre Projetos Ambientais na Área Rural para representantes dos polos rurais, com apoio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável - CMDRS.

Encerrando as atividades, no dia 29 será feita uma uma homenagem ao saudoso ex-secretário municipal de Maio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro.