Imagem de destaque Bombeiros de Montes Claros passam por Curso de Perícia em Incêndios em Vegetação

Bombeiros de Montes Claros passam por Curso de Perícia em Incêndios em Vegetação

30/08/2021 - 17:50
ASCOM | Texto e fotos: Pedro Neto | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Montes Claros, Soter Magno, participou da abertura do Curso de Perícia em Incêndios em Vegetação na tarde desta segunda-feira, 30, no auditório da Região Integrada de Segurança Pública (RISP), no bairro Ibituruna. As atividades foram promovidas pelo 7º Batalhão de Bombeiros, em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais, com participação de integrantes da corporação de todo o Estado.

Na oportunidade, o secretário foi enfático ao destacar a importância da capacitação, uma vez que dará condições de responsabilizar os autores de incêndios criminosos, "que muitas vezes prejudicam o meio ambiente aleatoriamente e ficam impunes, por causa da deficiência em mecanismos, provas e pessoas especializadas em perícias e investigações".

Soter disse que a Prefeitura é parceira em todas as ações de preservação da Natureza e que realiza ações, projetos e programas que previnem e combatem queimadas e incêndios, a exemplo da Blitz Educativa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, que já teve uma edição no dia 21 de agosto e será realizada novamente no sábado, dia 11 de setembro, na saída da Fábrica de Cimento, com distribuição de folders, sementes e mudas.

O curso de Perícia em Incêndios será realizado até sexta-feira próxima, dia 3 de setembro, pela manhã e à tarde. O coronel Fernando Augusto Alves destacou a importância de capacitar ainda mais os integrantes da corporação.

O chefe do setor regional de perícia técnica de criminalística, Ricardo Cardoso de Moura, também destacou a importância do curso e disse que o trabalho em conjunto deve ser priorizado, em benefício da comunidade, para a preservação do Meio Ambiente. Concluiu dizendo que esforços não serão medidos para punir, com o rigor da lei, os autores de incêndios criminosos.

As palavras foram reforçadas pelo promotor  de justiça Daniel Piovanelli, coordenador das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente das Bacias do Rio Verde Grande e Pardo da Comarca de Montes Claros, e pelo major Darlan Moreira, também participantes da mesa de honra.