Com a proposta de tornar Montes Claros uma cidade mais sustentável, a Prefeitura está investindo em um amplo programa para promover o reaproveitamento máximo dos resíduos, criando novas alternativas de geração de emprego e renda, ao mesmo tempo em que cuida do meio ambiente.
Na Central de Abastecimento do Norte de Minas (Ceanorte), são várias frentes de trabalho para melhorar o espaço, proporcionando mais oportunidades e condições adequadas para os produtores rurais e para a população em geral.
Cerca de 10 mil pessoas circulam pelo local toda semana e, de acordo com Guilherme Guimarães, vice-prefeito de Montes Claros, é importante que o espaço esteja bem estruturado para que os feirantes possam comercializar seus produtos com segurança, evitando o desperdício. “Nós sabemos que uma das palavras-chave no mundo, hoje, é Sustentabilidade. E a Prefeitura de Montes Claros não fica pra trás, nesse aspecto. A Ceanorte é a maior central de abastecimento da região e tem um papel fundamental na cadeia produtiva da agricultura familiar, escoando a produção, fortalecendo o trabalho do agricultor e fomentando o comércio de forma geral. Por isso, é importante investir em sua estrutura, para que possa receber os feirantes e demais frequentadores e fomentadores de renda”, observa.
Desde 2017 a Ceanorte vem recebendo várias obras de reforma e melhoria da estrutura. “Foram realizadas várias obras de reforma, principalmente para garantir mais segurança no local. Sempre pensando a cidade de forma integral, a Prefeitura também está investindo na pavimentação das estradas que dão acesso aos distritos e comunidades rurais, e na reforma e melhoria das pontes, possibilitando melhores condições para o escoamento da produção. E tudo isso reflete diretamente na Ceanorte”, avalia o vice-prefeito.
O gerente Afrânio Eleutério Nogueira diz que as obras possibilitaram vencer alguns desafios históricos da Central de Abastecimento. “Principalmente em relação à segurança. A construção do muro, da portaria, a instalação do controle de entrada, a ampliação do estacionamento e a iluminação de todos os espaços trouxeram mais segurança para o local. Também está em fase final a reforma e ampliação dos banheiros dos galpões, inclusive com acessibilidade, o que vai possibilitar melhores condições para receber não só os produtores, mas também a população que vem à Ceanorte fazer suas compras”, pontua.
Outra novidade é a área reservada para a coleta e recebimento de resíduos, onde é feita a triagem dos materiais coletados na própria Ceanorte e no Mercado Central. No local, é feita a separação dos materiais, e os resíduos orgânicos são encaminhados para a Central de Compostagem, onde são transformados em um rico adubo orgânico, produzido de forma natural, sem nenhum aditivo químico, para ser distribuído de forma gratuita aos produtores cadastrados na Ceanorte e no Mercado Central.
Espaço do produtor
A Ceanorte realiza duas feiras por semana, nas segundas e quartas-feiras, a partir das 4 horas da manhã. Para quem vai comercializar seus produtos, o local é aberto no dia anterior à feira, a partir do meio-dia.
Somente em 2022 foram comercializados, nas feiras da Ceanorte, mais de quatorze milhões de quilos de produtos da agricultura familiar, movimentado mais de R$ 53 milhões.
Atualmente, são 457 feirantes cadastrados, sendo 150 de Montes Claros. Os demais produtores vêm de cidades como Bocaiuva, Capitão Enéas, Claro dos Poções, Coração de Jesus, Espinosa, Francisco Sá, Glaucilândia, Grão Mogol, Ibiaí, Jaíba, Janaúba, Juramento, Mato Verde, Montes Claros, Nova Porteirinha, Cachoeira do Pajeú, Pirapora, Porteirinha, São João da Lagoa, Verdelândia, São João do Pacuí, além de Urandi/BA.
Para dar conta de atender todo esse movimento, a Ceanorte mantém aberto o seu setor administrativo de segunda a sexta-feira, das 6 às 17 horas, assim como o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), para facilitar a comunicação com o cidadão. “Nesse horário, também realizamos o cadastro de produtores que desejam comercializar seus produtos nas feiras”, explica Aclindo Alves Junior, coordenador de Atendimento à População Rural.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025