Imagem de destaque Biodiversidade do Parque Lapa Grande e ações ambientais da Novo Nordisk são destaque no encerramento do Mês das Águas

Biodiversidade do Parque Lapa Grande e ações ambientais da Novo Nordisk são destaque no encerramento do Mês das Águas

01/04/2022 - 18:13 | atualizado em 04/04/2022 - 15:55
ASCOM | Texto e fotos: Pedro Neto | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

Visitas técnicas ao Parque Estadual da Lapa Grande "Paulinho Ribeiro" e à empresa Novo Nordisk encerraram as comemorações do Mês das Águas na manhã da última quinta-feira, dia 31. Ambientalistas, biólogos, universitários, integrantes do grupo Recicla e servidores do Setor de Educação Ambiental da Prefeitura tiveram a oportunidade de conhecer parte da biodiversidade do Parque, através de trilhas e vídeos institucionais, enquanto outra turma conferiu in loco as ações de reuso de água praticadas pela Novo Nordisk, que atualmente são um exemplo positivo para as unidades da empresa no Brasil e no exterior.

As atividades foram promovidas pela Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Os parceiros foram o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Verde Grande e a Agência Peixe Vivo.

No Parque, foram visitadas as trilhas Boqueirão da Nascente, de 450 metros de extensão, e a gruta Lapa Grande, de 200 metros de extensão. Na primeira, foi verificada a preservação dos recursos hídricos do parque, responsáveis por trinta por cento do abastecimento de Montes Claros; na gruta, o destaque foi a biodiversidade da fauna e da flora.

A Novo Nordisk, maior fabricante de insulina da América Latina, foi visitada pelos servidores da Copasa, da Prefeitura, integrantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET), Instituto Grande Sertão (IGS), acadêmicos da Unimontes, Faculdade Santo Agostinho e Associação Comunitária de Tabuas. Os visitantes  consideraram positivas as ações realizadas pela empresa, principalmente pelo aproveitamento da água da chuva e pelo tratamento do esgoto.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Soter Magno, apresentou um balanço positivo das comemorações do Mês das Águas. Ele acredita que os bons resultados devem repercutir a médio e longo prazos.