Com um aumento de mais de 200 por cento em relação à média histórica, as chuvas que estão caindo em Montes Claros no ano de 2024 favorecem, sobremaneira, as condições de preservação e revitalização do Meio Ambiente. Somente neste mês de fevereiro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), já foram registrados mais de 307 milímetros de chuvas. A média para o mês é de 100 milímetros.
A situação contribui para encher as centenas de barraginhas construídas pela Prefeitura através de chamamentos públicos do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CODEMA) em benefício dos pequenos, médios e grandes produtores rurais de Montes Claros. Os vários barramentos, em rios e córregos, também estão sendo favorecidos, dando condições de armazenar maior volume de água, proporcionando maiores e melhores condições para garantir esse líquido tão precioso para os consumos humano e animal.
A expectativa é que as chuvas continuem caindo de forma intensa até o mês de abril, recarregando os lençóis freáticos e possibilitando o acesso à água potável e a irrigação de cultivos agrícolas. É garantia, ainda, de perenidade nas bacias hidrográficas. Também contribui para a manutenção dos ecossistemas locais, promovendo a biodiversidade e a preservação da fauna e flora. As chuvas são fundamentais para a produção agrícola e para a pecuária, duas das principais bases econômicas de Montes Claros e do Norte de Minas. Elas Impulsionam a agricultura familiar, melhorando a economia local e regional.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CODEMA), Fabiano de Oliveira, destaca a importância das chuvas, uma vez que o município e a região costumam sofrer com a crise hídrica. Lembra que o consumo racional e as técnicas de armazenamento de água são essenciais para garantir a sustentabilidade e melhores condições de vida para todos.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025