Imagem de destaque Associações de catadores vão participar das Festas de Agosto

Associações de catadores vão participar das Festas de Agosto

17/08/2022 - 13:53 | atualizado em 17/08/2022 - 14:56
ASCOM | Texto: André Senna | Fotos: Fábio Marçal e SEMMA | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

As associações de catadores de Montes Claros vão participar das Festas de Agosto, marcando presença no estande da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA), Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (CODEMA) e Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura de Montes Claros. Durante toda a festa, pontos de descarte de material reciclável irão permitir que os foliões colaborem com a coleta seletiva.

A participação é de grande importância para a divulgação do trabalho dos catadores e de sua relevância na cadeia de reciclagem. O cronograma de participação foi montado por sorteio, e ficou definido da seguinte forma: hoje, quarta feira, 17, será o dia da Associação Recicla Vila; na quinta, 18, será a vez do Ecogalpão dos Santos Reis; sexta-feira, 19, Recicla Vila novamente; no sábado, 20, será Montesul; e no domingo, 21, a 3 R’S Soluções Sustentáveis irá ocupar o estande.

O CODEMA aprovou a doação de 40 mil reais para ajudar nos custeios da festa e um dos objetivos foi dar visibilidade às ações ambientais, valorizando o papel importante dos catadores para a redução dos resíduos enviados ao aterro sanitário.

O secretário de Meio Ambiente de Montes Claros e presidente do CODEMA, Soter Magno, convida a população a comparecer ao estande e conhecer os trabalhos da Gerência de Educação Ambiental da SEMMA, além de conferir os processos de reciclagem.

O vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos de Montes Claros, Guilherme Guimarães, ressalta a importância dos catadores em todo o processo de reciclagem. "São eles que estão na ponta, prestando um grande serviço na coleta dos recicláveis e na redução da poluição por resíduos sólidos", garante.

RECICLA AOS MONTES - O programa foi criado pela Prefeitura, através da Secretaria de Serviços Urbanos (SSU), com o objetivo de incentivar a coleta seletiva em Montes Claros, além de gerar renda para os catadores de material reciclável.