Imagem de destaque Artistas plásticos embelezam espaços verdes de Montes Claros

Artistas plásticos embelezam espaços verdes de Montes Claros

19/09/2018 - 14:27 | atualizado em 09/11/2018 - 14:21
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: | Fotos:

Obras de arte têm sido um atrativo especial para os frequentadores do Parque Sagarana, no Ibituruna, inaugurado recentemente pela Prefeitura de Montes Claros. Enquanto fazem caminhada pelo aprazível local, as pessoas apreciam esculturas feitas por artistas plásticos como Gu Ferreira, Roberto Marques e Felicidade Patrocínio.

As doações têm sido viabilizadas graças a um trabalho que vem sendo feito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável com o objetivo de embelezar os espaços verdes da cidade, incluindo parques e praças. Um totem, doado por Felicidade Patrocínio, chama a atenção pela beleza e simbolismo.

“Trata-se de uma arte primitiva, em que o homem colocava uma pedra sobre outra e ia empilhando”, explica a artista. Em volta da escultura há um canteiro feito por dona Jacy Ribeiro, esposa do ex-prefeito Mário Ribeiro. O espaço recebe um carinho especial dela, que constantemente vai ao local para cuidar do jardim.

Quem anda pelo parque também pode encontrar uma escultura de madeira que retrata o feminino e o masculino, dependendo do ângulo em que se olha. O autor é Simon Bartelin, escultor e cientista holandês do segmento agro veterinário. Ele utiliza em seus trabalhos pedaços de madeira encontrados na Natureza. A escultura chegou ao local por intermédio de Felicidade Patrocínio, amiga do artista plástico.

Felicidade, que também é escritora e presidente da Academia Feminina de Letras, luta para que a arte seja reconhecida como algo que humaniza os espaços públicos e promove a integração entre a Natureza e o Homem.

“A Secretaria está aberta a todos os artistas que quiserem colocar sua arte nas nossas praças e parques. Eles podem ficar à vontade para, inclusive, firmar parcerias com empresas. Os nomes do artista e da empresa serão divulgados em placas colocadas nos espaços verdes”, sugere, com entusiasmo, o secretário de Meio Ambiente, Paulo Ribeiro.

Texto e foto: Luís Carlos Gusmão